O gerenciador de campeonato consiste de vários arquivos com a seguinte estrutura de diretórios:
Esta estrutura toda esta' num zipfile que pode ser obtido a partir da página do curso. Salve este zipfile localmente, na sua máquina, desempacote num diretório sem mais nada, e use.
Obtenha o modelo para jogador da página do curso. Salve localmente de modo que ele fique no mesmo nível que o diretório mc600, raiz do gerenciador. Ao compilá-lo, você vai precisar que ele esteja exatamente aí. Não edite nada em nenhum dos módulos do gerenciador. Se houver atualizações do código, o professor avisará os alunos para que carreguem a nova versão do gerenciador da página do curso.
Para preparar seu jogador, edite o modelo e preencha os métodos BrancoInicia, PretoInicia, BrancoResponde e PretoResponde. Se precisar de métodos auxiliares, não esqueça de declará-los "static". Em semestres anteriores os alunos acharam uma boa idéia estender as classes ConnectBoard e Square do gerenciador para adicionar funcionalidade. Você pode fazer isso também. Note que isto não requer que você edite as classes já existentes do gerenciador (aliás, não faça isso! Não custa repetir). Estenda as classes existentes. É assim que funcina orienta,aão a objetos.
Compile o gerenciador primeiro:
% ls mc600 ServerTemplate.java % javac mc600/*/*.java %
Agora compile seu jogador:
% javac ServerTemplate.java %
Execute seu jogador:
% ls mc600 ServerTemplate.java ServerTemplate.class % java ServerTemplate localhost nomeDoJogador & [24376] %
(o número entre colchetes pode variar)
Pronto! Seu jogador estará no próximo campeonato. Infelizmente, no momento não conseguimos ainda aceitar conexões de outras máquinas, então seu jogador deve ser executado na mesma máquina onde está rodando o gerenciador: pinheiros.ic.unicamp.br.
O gerenciador cria um arquivo html após cada campeonato. Infelizmente, ao contrário do que acontecia em LISP e PROLOG, só é possível ver o último campeonato. Este arquivo traz uma lista dos jogadores, o números de boas partidas de cada um (partidas onde não cometeu erros nem teve tempo esgotado), o número de partidas onde houve problemas, e finalmente a nota e o nome do jogador.
Cuidado! Dois gerenciadores rodando numa mesma máquina causarão conflitos. Rode seus gerenciadores apenas em máquinas onde você sabe que não há outros gerenciadores rodando (por exemplo, na sua casa). Em particular, nunca rode gerenciadores na pinheiros!
Para rodar um gerenciador, execute, a partir do diretório raiz do gerenciador:
% java mc600/gamemanager/Administrator & [5722] %
(o número entre colchetes pode variar)
O gerenciador imprime várias mensagens de diagnóstico: portas onde encontrou jogadores, número de jogadores, campeonato encerrado, etc.