Aula: |
14/08/2002 |
Revisões: |
__/__/____ , |
Redator: |
Cláudio M. Zaina |
Nota do Instrutor: a seção sobre Problemas Extremais é menos importante para este curso. Pode ser vista apenas como material avançado que seria bom saber mas não será cobrado.
Caso: |
A |
B |
n = 20 |
delta > 9 ==> conexo
(?) |
delta >= 9,5 ==> conexo (ok!) |
n = 31 |
delta > 14,5 ==> conexo (?) |
delta >= 15 ==> conexo (ok!) |
Caso: |
A |
B |
n = 2p delta > p - 1 <==> delta >= p n = 2p + 1 delta > (2p + 1 - 2) / 2 = p - 1/2 delta > p - 1/2 <==> delta >= p |
n = 2p delta >= p - 1/2 <==> delta >= p n = 2p +1 delta >= (2p + 1 - 1) / 2 <==> delta >= p |
n |
delta >= |
1 |
0 |
2 |
1 |
3 |
1 |
4 |
2 |
5 |
2 |
6 |
3 |
7 |
3 |
... |
... |
3 3 3 3 3 2 2 1 |
seqüência proposta |
2 2 2 3 2 2 1 |
passo (1) subtrai-se tantas unidades dos seguintes
quantos graus tiver o maior da lista (3). |
3 2 2 2 2 2 1 |
passo (2) reordena-se a lista; |
1 1 1 2 2 1 |
(1) |
2 2 1 1 1 1 |
(2) |
1 0 1 1 1 |
(1) |
1 1 1 1 |
apenas 1s. Como há um número par deles,
é possível criar um grafo cuja seqüência de graus
é a seqüência original. |