6.1 - Imersões e a fórmula de Euler
Gás-água-eltricidade
Três inimigos de guerra vivem em casas na floresta. Deve-se definir caminhos destas casas para três fontes, que tradicionalmente são gás, água e eltricidade. Para evitar batalhas, os caminhos não devem se cruzar. Este problema quer saber se K3,3 pode ser desenhado no plano sem que haja cruzamentos entre arestas.K3,3 e K5 não podem ser desenhados sem cruzamentos
A justificativa é que se pegarmos um ciclo gerador (6-ciclo) no K3,3, teremos 3 cordas que se cruzam, e como só conseguimos colocar uma dentro e outra fora do ciclo, a imersão não pode ser completada e o grafo não é planar. No caso do K5, ao pegarmos um ciclo gerador (5-ciclo), ficamos com 5 cordas, e novamente não podemos terminar a imersão, pois no máximo 2 cordas podem ficar de um mesmo lado (dentro ou fora). Assim, K5 também não é planar.Grafo planar, imersão e grafo plano
Um grafo é planar se possui um desenho sem cruzamentos de arestas. Os termos imersão planar e grafo plano são sinônimos e representam um desenho de um grafo planar G.Dual de um grafo plano
O grafo dual G* de um grafo plano G é um grafo plano cujos vértices correspondem às faces de G. Para cada aresta e de G, há uma aresta e* em G* entre os vértices x e y, que representam as faces X e Y de G separadas por e.Fórmula de Euler
Caso um grafo plano G possua n vértices, e arestas e f faces, então n - e + f = 2. É possível estender esta fórmula para grafos desconexos. Tomando k como o número de componentes de um grafo desconexo G, temos que n - e + f = k + 1.