Ata de Aula: 28/10/2002
Redator: Vagner Katsumi Okura
7.1 Grafos Linha e Coloração de Arestas
Grafo linha: (João Guilherme) O grafo linha de G (L(G)) é o grafo onde os seus vértices são as arestas de G, com arestas ab pertence a E(L(G)) se a e b possuem um vértice em comum em G.
Coloração de Arestas: (João Paulo) É um conceito análogo ao de coloração de vértices.
Aplicação: (João Meidanis) programar rodadas de jogos de um campeonato com um número par de times, onde todos os times devem jogar um contra o outro em cada rodada, e um time não pode ter dois jogos na mesma rodada.
Exemplo: Considere os times 1, 2, 3 e 4
Rodada 1 (r1): 1-2, 3-4
Rodada 2 (r2): 1-3, 2-4
Rodada 3 (r3): 1-4, 2-3
Transformando o problema em um grafo, achar as rodadas de um campeonato com 2n times, equivale a colorir as arestas de K2n com n-1 cores. No grafo abaixo, podemos colorir K4 com 3 cores.
Multiplicidade: (Luis Augusto) Dados dois vertices x e y , a multiplicidade (μ(x,y))mede o número de arestas entre x e y. A multiplicidade de um grafo G (μ(G)) mede o máximo das multiplicidades de G.
Teorema de Vizing-Gupta: (Vitor) Se G é um grafo simples, então χ’(G) <= Δ(G) + 1.
Generalização para multigrafos: (Vinícius) χ’(G) <= Δ(G) + μ(G).
Classe 1: (Alberto) Um grafo G é classe 1 se χ’(G) = Δ(G).
Classe 2: (Alberto) Um grafo G é classe 2 se χ’(G) = Δ(G) + 1.
Exemplos de grafos classe 1: K2n, C2n, Kn,n.
Exemplos de grafos classe 2: K2n+1, C2n+1
Complexidade para
coloração de arestas: (Alberto) NP-difícil.
Overfull: (João Meidanis) um sub-grafo H é overfull quando n(H) é impar e
[(n(H)-1)/2] * Δ(G) < e(H)
Caracterizações de Grafos linha (7.1.16): (Candida) Para um grafo simples G, existe uma solução L(H) = G se e somente se G decompõem-se em sub-grafos completos, com cada vértice de G aparecendo no máximo em dois desses sub-grafos completos.
Caracterizações de Grafos linha (7.1.17): (Cibele) Para um grafo simples G, existe uma solução L(H) = G se e somente se G não possui um garra (claw) e triângulos duplos de G não tenham triângulos ímpares.
Caracterizações de Grafos linha (7.1.18): (Cláudio) Um grafo simples G é grafo linha de algum grafo simples se e somente se G não possui nenhum dos grafos abaixo como sub-grafos induzidos.