MO405 - Exercícios - Propostos em 2002-10-28

 

Soluções - Discutidas em classe em 2002-10-30

7.1.1  Para cada um dos grafos a seguir, compute seu índice cromático e desenhe seu grafo linha.

Solução:  Dada pelas figuras abaixo. As arestas com diferentes padrões representam as cores utilizadas para colorir as arestas de cada grafo e as letras identificam as arestas do grafo e os respectivos vértices do grafo linha.

Grafo 1: Índice cromático 4, o grafo é classe 1. Uma 4-coloração das arestas é apresentada à esquerda e o grafo linha é apresentado à direita . (Cláudio)



grafo 1



grafo linha do grafo 1


Grafo 2: Índice cromático 3, o grafo é classe 1. Uma 3-coloração das arestas é apresentada à esquerda e o grafo linha é apresentado à direita . (Cleber)


grafo 2

 

grafo linha do grafo 2


7.1.1 Dê uma coloração de arestas explícita para provar que o número cromático de Q_k é igual ao seu grau máximo (k).

Solução: (Desirée) Basta colorir com cor i as arestas que ligam vértices que representam os números binários com apenas o i-ésimo bit da representação distinto. Como cada vértice representa um número de k bits, k cores são suficientes.

Podemos demonstrar que essa coloração existe por indução:

Base: k=1. Basta atribuir a cor 1 à  única aresta de Q_1 que liga os dois únicos vértices que representam os diferentes bits.

Hipótese: É possível obter uma (k-1)-coloração das arestas de Q_k-1 tal que uma aresta de cor i liga apenas vértices  que representam números binários com apenas o bit  i distinto.

Passo:  O grafo Q_k pode ser decomposto em dois Q_k-1 mais um emparelhamento perfeito M.  Sejam v_1, v_2, ..., v_2^(k-1) e  v_1', v_2', ..., v_2^(k-1)' os vértices  de cada um dos Q_k-1 e (v_i,  v_i'), para 1<= i <= 2^(k-1) as arestas de M, sendo que  os números binários representados por v_i e v_i' diferem apenas no k-ésimo bit.
Por hipótese de indução,  é possível obter uma (k-1)-coloração das arestas de Q_k-1 tal que uma aresta de cor i liga apenas vértices  que representam números binários com apenas o bit  i distinto. Então, basta atribuir a cor k às arestas do emparelhamento M para obtermos uma k-coloração das arestas de Q_k tal que uma aresta de cor i liga apenas vértices  que representam números binários com apenas o bit i distinto.

CQD.