ATA EXERCICIOS TEORIA DOS GRAFOS
Propostaos em 2002-11-06
Correspondente à aula do dia 11 – 11 – 2002
Exercício 7. 3. 2: Exibir grafos simples 3-regulares com as seguintes propriedades:
Resposta [ Desireé]: O grafo da Figura 1.
Justificativas:
Planaridade: Trivial
Não é 3 aresta-colorável: 1) Pelo absurdo: A partir do vértice central (em vermelho), pintando as 3 arestas incidentes nele, o grafo é forzado a ter mais uma cor a mais em cada um nos "pentagonos".
2) [Comentário de Meidanis junto com a turma] Por teorema de Tutte: Eliminando o vértice central temos 3 componentes ímpares. Logo o grafo não possue 1-fator. Por outro lado, sabemos que os grafos n-regulares podem ser n-aresta coloráveis se e somente se (comentário da página 276) podem ser descompostos por 1-fatores. Como G não pode, e considerando que G é 3-regular, não e 3-aresta colorável.
FIGURA 1
Resposta [Diogo]: O grafo de Petersen.
Justificativas:
O grafo é 2 conexo: Eliminando qualquer vértice o grafo ainda continua conexo (comprovação computacional).
Não é 3-aresta colorável [Sugestão de Meidanis]: Consideramos a representação do grafo de Petersen segundo a Figura 2, e "tentamos" pintar o "ciclo exerior C5" com somente 3 cores. Temos assim uma aresta com uma cor, e as outras 4 arestas do ciclo com 2 cores cada uma (indicados com A, B e C). A partir daí as arestas são forzadas a ser pintadas como é indicado, mas chegamos a arestas adjacentes com a mesma cor.
FIGURA 2
Resposta [Evandro]: O grafo da Figura 3.
Justificativas:
Planaridade: Trivial
Conectividade 2: Eliminando os vértices A e B o grafo fica desconexo. Por outro lado, é fácil ver que eliminando somente um vértice não é possível desconectar o Grafo.
Não é Hamiltoniano: Eliminando os mesmos vértices A e B, o grafo resultante tem 3 componentes conexas. Pela proposição 7.2.3 o grafo não é Hamiltoniano.
FIGURA 3
Em cada um dos exercícios anteriores, a 3-regularidade é comprovada computacionalmente.
Exercício 7.3.8: ...Mostrar que o número aresta-cromático do icosaedro G (ver Figura 4) coincide com o "Deltão" de G.
Resposta [Gilberto]: Dado que Deltão de G é 5, e portanto o número aresta-cromático de G é 5 o 6, é suficiente exibir uma coloração própria usando 5 cores. Tal coloração aparece na mesma Figura 4.
FIGURA 4
Exercício 7.3.14: Dado o grafo G da Figura 5, provar que não é Hamiltoniano.
FIGURA 5
Resposta [Janaína]: Eliminando os 6 vértices enquadrados com vermelho, o grafo resultante tem 7 componentes conexas. Pela Proposição 7.2.3 o grafo não pode ser Hamiltoniano.
Resposta Alternativa [Meidanis]: Por absurdo. Suponha que G tem um ciclo hamiltoniano C. Como o gráu dos vértices marcados com azul na figura é igual a 2, os vizinhos (em C) de tais vértices estão univocamente determinados. Unindo cada vértice marcado em azul com os seus vizinhos temos que C fecha-se sem conseguir passar pelos vértices "internos" de G. Portanto, C não é hamiltoniano.
Autor: Víctor Fernández
RA: 994992