Exercícios
(02/12/2002)
8.3.15 – Esperança
a)
Compute o número esperado de pontos fixos em uma permutação aleatória
de [n].
b)
Determine o número esperado de vértices de grau k em um grafo aleatório
com n vértices com probabilidade p
para a existência de uma aresta.
Resolução:
a) Seja Xi uma variável
aleatória tal que Xi = 1 se i está na posição certa e Xi
= 0 se i está na posição errada.
E(Xi) = Pr( i estar na posição certa) = 1/n
Seja X = Número de pontos fixos = Somatório(Xi)
para i variando de 1 até n.
Portanto,
E(X) = E(Somatório(Xi) para i variando de 1 até n)
E(X) = Somatório(E(Xi)) para i variando de 1 até n (pela
linearidade da esperança)
E(X) = n * (1/n) = 1
b)
A idéia é calcular a probabilidade de um vértice v
fixo ter grau k.
Seja Xv uma variável aleatória tal que Xv = 1 se
v tem grau k, e 0 caso contrário.
Somando-se todos os E(Xv) chega-se à esperança desejada.
O vértice v possui n-1 potenciais vizinhos, dentre os
quais escolhe-se k.
Portanto a probabilidade
de v ter grau k é dada por:
Pr(v tem grau k) = E(Xv) = pk * (1-p)n-1-k
* Cn-1,k
Logo, o número esperado de vértices com grau k é
E(X) = E(Somatório(Xv) para todo v)
E(X) = Somatório(E(Xv)) para todo v
E(X) = n * pk * (1-p)n-1-k * Cn-1,k
8.5.3 – Determine o número esperado de triângulos
monocromáticos em uma 2-coloração aleatória de E(K6)
Resolução:
Como o grafo é completo, quaisquer 3 vértices formam um
triângulo. Portanto devemos ver qual o número de triângulos existentes no
total e quantos deles são monocromáticos.
O número de total de triângulos é dado por C6,3
= 20
A probabilidade de um triângulo ser monocromático pode
ser calculada da seguinte forma:
A primeira aresta escolhida para o triângulo pode ser de
qualquer cor. A probabilidade de a segunda e a terceira arestas serem da mesma
cor que a primeira é 1/2. Portanto, a probabilidade de o triângulo ser
monocromático é 1/2 * 1/2 = 1/4.
Logo,
E(X) = 20 * 1/4 = 5.
8.5.10 – Seja G um emparelhamento de tamanho n. Escolha uma conjunto de k vértices aleatoriamente. Calcule o número esperado de arestas induzidas pelos vértices selecionados.
Resolução:
Para uma aresta ser induzida, seus 2 extremos devem ser selecionados.
A probabilidade de selecionar o primeiro vértice é k/2n
A probabilidade de selecionar o segundo vértice é (k-1)/(2n-1)
Seja Xi a variável que diz se uma aresta é induzida, então
P(Xi) = (k/2n) * (k-1)/(2n-1)
Logo, E(Xi) = p(Xi = 1) = (k/2n) * (k-1)/(2n-1)
E(X) = E(Somatório(Xi) para i variando de 1 até
n)
E(X) = Somatório(E(Xi)) para i variando de 1
até n
E(X) = n * ((k*(k-1))/(2n*(2n-1)))
E(X) = (k*(k-1))/(2*(2n-1))