MO417 - Formato das Aulas

Criada: 2013-02-23

Procuraremos neste curso seguir as tendências mais modernas da educação superior, inspirando-nos em iniciativas como o OpenCourseWare do MIT e a Kahn Academy. A ideia básica é utilizar melhor o tempo de interação humana entre instrutor e alunos. Veja o vídeo de Salman Kahn no TED a respeito. Um efeito colateral desejável é auxiliar os alunos a tornarem-se protagonistas de seu próprio aprendizado. Um outro efeito coletaral desejado é mostrar aos estudantes a importância e a satisfação do trabalho colaborativo.

Em cada aula, os alunos deverão vir preparados para praticar os tópicos indicados, lendo a seção correspondente nos textos. Muitas vezes não é necessário ler a seção inteira, apenas os tópicos indicados pelo professor no cronograma ou na aula anterior. Durante a aula, faremos exercícios, o que ajudará a tirar dúvidas e entender bem os conceitos. Alunos que dominarem melhor o material poderão ser convidados a ajudar colegas na aula.

Quando houver, serão também indicados vídeos do MIT relativos aos tópicos a serem cobertos. Os vídeos do MIT são muito interessantes. Quem os ministra na grande maioria dos casos é o prof. Charles Leiserson, um dos autores do nosso livro-texto. Ele é muito claro, envolve constantemente os alunos na exposição, possui letra maravilhosamente legível, e mostra grande talento para focar no essencial e deixar o menos importante de lado. Porém, os vídeos são um pouco longos, e são voltados para um público de graduação. Desta forma, fica a cargo de cada estudante avaliar se os vídeos serão ou não úteis para o seu caso particular.

Não haverá horário de atendimento. Se as circunstâncias permitirem, poderemos usar alguma sala de chat predeterminada, em horários fixos a combinar, para substituir os horários de atendimento. Uma lista de discussão será formada para servir de forum para a troca de experiências entre os participantes da disciplina, incluindo o instrutor.


MO417 Home

© 2013 João Meidanis