Criada: 2005-02-26
A disciplina está dividida em duas partes. Na primeira parte, o tema básico é a questão crucial de medir a evolução, e em torno deste tema são apresentados algoritmos de comparação de seqüências e de genomas. Na parte final da disciplina, são abordadas questões algorítmicas relativas à linearidade das estruturas genômicas, sejam elas genes ou outros marcadores, dispostas ao longo dos cromossomos.
Para melhor atingir os objetivos da disciplina, as aulas incentivarão intensamente a participação dos alunos e a troca de experiências no decorrer do semestre. Os alunos serão instados a se familiarizar de antemão com o material que será tratado em cada aula e a fazer exercícios sobre os tópicos abordados. Estas atividades são cruciais para um aprendizado consistente e duradouro.
Haverá avaliações individuais e em grupo, que servirão para que os alunos acompanhem sua própria evolução na disciplina, e para atribuir a nota final aos alunos. O estudo em grupo busca promover o espírito de trabalho em equipe, tão importante na atualidade. Os alunos terão também participação nas avaliações propondo questões durante o semestre entre as quais serão escolhidas as questões das provas.
© 2005 João Meidanis