2.6:
writeln(10 + 3 * 4);
writeln((10 + 3) * 4);
writeln(10 + (3 * 4));
writeln(23 DIV 4);
writeln(4 DIV 23);
writeln(23 MOD 4);
writeln(4 MOD 23);
|
Exercício 3: Escreva programas que escrevam na tela os valores das seguintes fórmulas:
(a) 6 × (2 + 3) ÷ (4 + 5)
|
(b) (42 ÷ 7) × 5² + 6 × 3 + 4
|
Exercício 4: Escreva na tela:
Onde 5 deve ser o resultado da expressão 2+3 (não o caracter 5).
Exercício 5: Determine o que as instruções a seguir irão fazer:
a := 3;
b := 5;
c := 8;
d := a * (b + c * 3) - 7;
e := a - b - c;
writeln(a,b,c,d,e);
a := a + 1;
b := (4 * a + 1) DIV 10;
c := (4 * a + 1) MOD 10;
writeln(a,b,c,d,e);
|
Exercício 6: O que o programa a seguir faz?
PROGRAM misterio;
VAR numero : integer;
BEGIN
FOR numero := 1 TO 10 DO writeln(numero*numero)
END
|
Exercício 7: Escreva um programa que dê os 10 primeiros cubos.
Exercício 8: Escreva programas que dêem as seguintes séries:
- (a) 3, 8, 13, 18, 23, ..., 48.
- (b) -2, 3, 8, 13, 18, ..., 43.
- (c) 48, 43, 38, 33, 28, ..., 3.
Exercício 9: Determine o que as instruções abaixo fazem:
FOR cont := 1 TO 5 DO BEGIN
FOR cont2 := 1 TO 3 DO write('oba-');
writeln('oba')
END;
|
Exercício 10: Escreva um programa que desenhe um quadrado de "*" de 5 × 10 (5 linhas × 10 colunas).
Exercício 11: Escreva um programa que desenhe 6 retângulos como os do exercício 10, mas de tamanho 3 × 2. Deixe uma linha ou coluna em branco entre os retângulos. Tente usar procedimentos em seu programa.
Página da disciplina