Principal > Documentos > Montador para LEG

Montador para LEG

O montador lasm é um montador simples de dois passos para o processador didático LEG, que gera um arquivo executável, ou seja, não há necessidade de ligador. Um símbolo é uma sequência de letras, dígitos ou o caractere `_', que se inicia com uma letra. Comentários se iniciam com o caractere `@' e se estendem ao final da linha corrente.

O montador aceita as diretivas e instruções descritas do LEG no livro. O montador também reconhece a instrução especial HLT, cujo nome é uma abreviação de halt, (que em inglês significa parar). A instrução HLT não existe em processadores reais, mas é útil para depurar programas usando um simulador.

O montador lasm deve ser utilizado usando a seguinte linha de comando em uma janela de tipo Terminal (ou Console): $ lasm [-o arq_exec] [-p arq_form] [-l arq_list] arq_fonte onde arq_fonte é o arquivo com o texto do programa. Os argumentos opcionais são:

  • -o arq_exec
    nomeia o arquivo executável arq_exec. Se não fornecido, o arquivo executável é nomeado a.out.
  • -p arq_form
    formata o arquivo fonte e coloca o resultado no arquivo de nome arq_form.
  • -l arq_list
    gera um arquivo de listagem, contendo o código gerado em hexadecimal, juntamente com o arquivo fonte, e coloca o resultado no arquivo de nome arq_list.

Por exemplo, a linha de comando $ lasm -o alarme -l alarme.lst alarme.sl

monta programa cujo arquivo fonte tem nome alarme.sl, gerando o arquivo objeto de nome alarme e um arquivo texto de nome alarme.lst contendo a listagem do programa (mostrando o código gerado, em hexadecimal, a cada linha do programa).

Acesso ao montador

O montador lasm pode ser encontrado na página Ferramentas LEG.