Resumo: Análises transcriptômicas têm se mostrado necessárias no ramo da Medicina, pois faz-se viável a identificação de produtos da transcrição do DNA em diferentes moléculas. No caso de mutações, como em células cancerígenas, os transcritos e proteínas sofrem alterações, o que torna possível analisar o padrão de expressão, com base nos produtos e vias ativas. A partir disso, tratamentos podem ser desenvolvidos, visando a sobrevivência e o bem-estar de pacientes. Desse modo, com base nos dados de 35 pacientes do Centro Infantil Boldrini e com auxílio do CENAPAD, sequências de RNA de crianças com osteossarcoma foram analisadas via softwares e linguagens de programação. Este projeto teve como principal objetivo a obtenção de dois produtos finais: matrizes com contadores de genes e transcritos por amostras, que irão alimentar estudos sobre vias metabólicas e expressão diferencial de genes. Para isso, as amostras passaram por testes de qualidade, limpeza de sequências, mapeamento com genoma de referência e, finalmente, o processo de contagem de transcritos. Os relatórios antes da limpeza expressaram resultados com baixas estatísticas básicas. Estes percentuais serviram de auxílio para realizar os ajustes necessários nas amostras, como retirar bases de baixa qualidade. Desse modo, logo após a limpeza dos dados, o relatório de qualidade apresentou melhoras significativas na qualidade das sequências. Então, o mapeamento das leituras com o genoma de referência resultou em taxa de alinhamento com média de 95,91%. Por último, a contagem de transcritos forneceu tabelas com os níveis de transcritos e genes expressos por amostras. Dessa forma, durante o PEOp 2022 foi possível desenvolver técnicas de bioinformática e chegar ao resultado esperado.
Abstract: Este relatório técnico descreve as atividades de pesquisa que investiga a imaginação dentro do contexto de uso do sistema Aquarela Virtual. Este estudo foi conduzido durante o quinto ano do Projeto Temático Sistemas Socioenativos (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, #2015/16528-0). Neste relatório, apresentamos brevemente o contexto do Projeto Sistemas Socioenativos, descrevemos o conceito de imaginação; em seguida descrevemos o conceito do sistema Aquarela Virtual, motivado pelo isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19. Em particular apresentamos resultados preliminares de um estudo de caso sobre o uso da imaginação na interação com o sistema Aquarela Virtual.
Resumo: Este relatório técnico descreve as ações de avaliação de acesso equitativo nas oficinas do Aquarela Virtual, sistema desenvolvido durante o quinto ano do Projeto Temático Sistemas Socioenativos (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, #2015/16528-0). Aquarela Virtual é uma iniciativa para estudar sistemas socioenativos no contexto remoto gerado pelo isolamento social da pandemia do COVID-19. Este relatório apresenta a oficina sobre a perspectiva do acesso, bem como descreve as atividades de avaliação da instalação realizadas e seus resultados preliminares.
Resumo: A cognição, na perspectiva da enação, é um processo vital, incorporado, criador e coletivo, de modo que ela atua como uma ação incorporada. Neste sentido, o processo de produção de sentido (sense-making) ocorre a partir da relação entre um sujeito e um mundo a partir do sistema de ação- percepção desse sujeito. Entretanto, as relações sociais e os fatores emocionais também têm papel atuante nesse processo de produção de sentido. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a experiência socioenativa durante a interação de crianças com o Sistema Aquarela Virtual destacando os aspectos sócio-afetivos emocionais desse processo e como eles afetam a produção de sentido dos usuários (individual e socialmente). Os resultados preliminares da análise destacam que mesmo um ambiente virtual com usuários distantes e com acesso remoto (sem a presença física), tem capacidade de influenciar a socio-afetividade emocional entre eles.
Resumo: Este relatório técnico apresenta o processo de design e desenvolvimento do sistema Aquarela Virtual, conduzido durante o quinto ano do Projeto Temático Sistemas Socioenativos (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, #2015/16528-0). Neste relatório, apresentamos brevemente o contexto do Projeto Temático Sistemas Socioenativos, e em seguida descrevemos o conceito do sistema Aquarela Virtual, motivado pelo isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19. As principais funcionalidades do sistema são descritas e discutidas neste relatório, com o objetivo de documentar decisões de design e desenvolvimento. Por fim, finalizamos o relatório com conclusões sobre o processo e algumas possíveis direções para aprimoramentos do sistema no decorrer do próximo ano.
Instituto de Computação ::
Universidade Estadual de Campinas
Av. Albert Einstein, 1251 - Cidade Universitária Zeferino Vaz • 13083-852 Campinas, SP - Brasil • Fone: [19] 3521-5838 |