Segunda Lista de Exercícios
Os exercícios dessa lista cobrem
as aulas até o dia 09/03.
- Faça um programa que leia o número n do teclado e a seguir leia n números. O programa deve
informar se os números estão em seqüência
crescente, decrescente ou nenhuma das alternativas anteriores.
- Faça um programa que leia duas datas do teclado. Para cada
data deverá ser perguntado individualmente ao usuário o
dia, o mês e o ano. O programa deve imprimir as datas em
ordem cronológica.
- Faça um programa que leia duas datas do teclado. Para cada
data deverá ser perguntado individualmente ao usuário o
dia, o mês e o ano. O programa deve imprimir a
diferença em dias entre as datas.
- Faça um programa que leia seqüências de
três números: a, b e c
e resolva a equação do segundo grau dada por y=a.x2+b.x+c, imprimindo
suas raízes ou uma mensagem indicando que a equação
não tem raiz real. O programa deve repetir esses passos
até que o usuário digite o valor 0 (zero) para as
três entradas.
- Faça um programa que leia três números: a, b
e c e indique se esses
números podem ser os tamanhos dos lados de um triângulo.
Caso a resposta seja afirmativa, indicar se o triângulo é
eqüilátero (3 lados iguais), isósceles (2 lados
iguais) ou escaleno (3 lados diferentes). Os três números não
representam os lados de um triângulo quando um deles é
maior que a soma dos outros dois.
- Faça um programa que leia o número n do teclado e imprima todos os seus
algarismos de trás para frente. Ex.:
O número 1467 deve ser impresso como 7641.
- Faça um programa que leia um número n do teclado e depois leia n números e coloque-os num
vetor. Defina um limite superior para n
de forma a não ultrapassar o tamanho do vetor e faça uma
verificação no seu programa para que o usuário
não digite um valor inválido para n. Após terminar a leitura,
imprima todos os valores lidos na mesma ordem em que foram digitados.
- Faça um programa similar ao anterior, só que
imprima os números na ordem inversa de digitação.
- Faça um programa similar ao anterior, mas que imprima
somente o menor e o maior número do vetor.
- Faça um programa similar ao anterior, mas que imprima como
saída a média dos números, quantos números
estão acima da média e quantos estão abaixo da
média.
- Faça um programa similar ao anterior, mas que imprima
todos os números em ordem crescente.
- Faça um programa similar ao anterior, mas que imprima
todos os números em ordem decrescente.
- Faça um programa que utilize a função Random para gerar 1000 números
aleatórios e guarde-os num vetor. Ordene o vetor. Leia um
número chute do teclado e
informe se esse número está ou não no vetor. Utilize busca binária para
localizar o número.
- Faça um programa que leia um número n e depois leia dois vetores (A e B)
de n elementos. Limite o
tamanho de n e não deixe
o usuário digitar um número fora do limite. Após a
leitura, calcule o valor do vetor C
como sendo a soma dos elementos de A
e B dois a dois (com os mesmos
índices). Imprima o vetor C.(C[i] = A[i] + B[i]).
- Faça um programa similar ao anterior, só que
utilize a seguinte fórmula para C: C[i] = A[i-1] + A[i] + B[i] + B[i+1]. Cuidado com os limites do vetor. Assuma
que os elementos de índice inexistentes possuem valor 0 (zero).