Laboratório 9
Vamos falar sobre segurança?
Dicas
- Você não precisa entregar nenhum código como resposta. Procure entender os conceitos e explorar as variações.
- Você vai utilizar um novo simulador, chamado Venus, que pode ser executado online ou como plugin dentro do Visual Studio Code. Vamos utilizar preferencialmente a versão do VSCode pois tem mais componentes para praticarmos.
- Não deixe de colocar comentários nos seus códigos. Procure organizar o código de forma que ele fique mais fácil de entender.
- As dicas desse laboratório estão colapsadas. Para expandi-las, clique na pequena seta do lado direito da caixa de texto.
- Você pode consultar as chamadas de sistema online e também na documentação do simulador.
Recapitulando pilha
A pilha é uma estrutura de dados gerenciada completamente por software (seu programa) e utilizada para guardar as informações relevantes da execução do seu programa. Dentro de cada função, você utiliza a pilha para salvar:
- Registradores
s
que você tem intenção de modificar - Registrador
ra
se você for chamar outra função, pois a chamada a outra função irá sobrepor o valor dera
- Argumentos que você precisa passar para a função que você está chamando que não couberem nos registradores
a
(como o nono, décimo, etc.) - Variáveis locais que você precisa alocar na memória
O início de uma função tem, então a seguinte estrutura se não houver variável local:
Supondo a necessidade de uma variável local do tipo vetor de 10 inteiros, será necessário alocar mais 40 bytes na pilha e você pode fazer da seguinte forma:
Veja que o endereço do vetor é calculado utilizando o sp
como referência para o endereço. Não há distinção, na pilha, sobre o conteúdo que está armazenado, da mesma forma que não há na área de memória .data
. Se fossem necessários dois vetores, um de 6 inteiros (24 bytes) e outro com 4 inteiros (16 bytes), o código deveria ser alterado para:
Novamente, ficou como responsabilidade do programador calcular os endereços no espaço de memória reservado ao movimentar o sp
.
Dica
Caso seja necessário alocar alguma variável cujo tamanho não é conhecido no momento da escrita do código (desenvolvimento), você pode separar o ajuste do sp
em duas partes, uma para a parte fixa guardando os registradores e variáveis de tamanho conhecido e outra para a parte variável, fazendo as contas necessárias no código e ajustando o sp
de forma complementar. O mesmo deve ser feito ao final do código.
É sempre importante relembrar que temos apenas sequências de bytes na memória, o uso desses bytes é dado sempre pelo seu programa.
Atividade 1
Faça uma função int LeNumero()
que leia um número inteiro do teclado e retorne esse número. Faça um programa (main) que chame essa função e imprima o número lido.
Atividade 2
Faça uma função void LeVetor(int *v, int N)
que leia N números inteiros do teclado através da função LeNumero
e armazene no vetor v
. Faça um programa (main) que chame essa função e imprima os números lidos.
Atividade 3
Faça uma função int Media(int *v, int N)
que receba um vetor de inteiros e retorne a média dos valores armazenados no vetor. Faça um programa (main) que chame as funções LeVetor
e Media
e imprima a média dos valores lidos.
Atividade 4
Faça um programa (main) que leia um número N
e chame uma função que receba um parâmetro N
, leia N
números e retorne quantos deles são maiores que a média. Você também deve utilizar as funções das atividades anteriores.
Lembra que leituras do teclado podem ser perigosas?
O código abaixo tem um bug. Apenas leia os comentários da função main
e tente entender o que ele deveria fazer.
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Atividade 5
Copie e cole o código no simulador, não altere nenhuma das linhas do código. Digite, como entradas, os números (um por linha): 3, 1, 2, 3, 276. Aconteceu o que você esperava?
Desafio final
Onde está o problema do programa?
Atividade 6
Corrija o programa acima para que ele siga sua expectativa baseada no que está indicado na main
.
Conclusões
Você praticou pilha e também aprendeu um pouco sobre o perigo que leitura de dados não dimensionados pode ocasionar.
Resumo
Pilhas servem para ajudar a construir programas mais complexos, liberando os registradores para serem utilizados por outras funções. Mas deve ser utilizada com cuidado, pois temos tanto registradores quanto variáveis na pilha e isso pode causar impactos na execução do programa.