MC722 - Trabalho

Informações

Dicas

Formato da Entrega

Atividade

O trabalho será dividido em 2 partes:
  1. Texto escrito sobre um dos temas abaixo
  2. Apresentação oral na sala de aula

Temas

Cada trabalho terá um tema exclusivo. Os grupos podem sugerir temas extras a serem incluídos nessa lista. Os trabalhos devem ter no máximo 8 páginas, devem ser escritos em português e devem seguir o modelo da SBC (Word e Latex). Só serão aceitos textos no formato PDF. Os temas disponíveis são:

  1. Branch prediction (técnicas, alternativas, resultados, informações reais de algum processador, etc.)
  2. Coerência de cache (motivação, técnicas, etc.)
  3. Algoritmo de Tomasulo para detecção de paralelismo dinamicamente (o que é, implementações, limitações, etc.)
  4. Register renaming (o que é, implementações, etc.)
  5. Top500.org (ranking, como é medido, estatísticas, características, etc.)
  6. Execução especulativa (load speculation, value speculation, etc.)
  7. Computação Quântica (o que é, exemplo, o que esperar dela, etc.)
  8. Arquiteturas diferentes (TRIPS, RAW, Piperench, etc.)
  9. Processador IBM/Sony/Toshiba Cell
  10. Processador DEC/Compaq/HP Alpha
  11. Processador SUN Niagara
  12. Processador Pentium 4 (partes avançadas da arquitetura, de onde vem o desempenho? Comparação com o equivalente AMD)
  13. Máquinas virtuais Java e .NET (nível de abstração, implementações em hardware, etc.)
  14. Conjuntos de instruções multimídia Intel/AMD (MMX, SSE, 3DNow! e sucessores, funcionalidades, organização, diferenças e exemplos de uso)
  15. Conjuntos de instruções multimídia de outros processadores (PowerPC, SPARC, MIPS, ARM, etc., funcionalidades, diferenças)
  16. Discos IDE/ATA/SATA (tecnologia, padrão, versões, como é feita a comunicação, preço de discos típicos atualmente, etc.)
  17. Discos SCSI e sucessores similares (tecnologia, padrão, versões, como é feita a comunicação, preços de discos típicos atualmente, etc.)
  18. Por dentro do HD (como os dados são gravados, densidade de gravação, tecnologias, etc.)
  19. CD/DVD (como os dados são gravados, densidade de gravação, tecnologias, etc.)
  20. Interface USB (tecnologia, padrão, versões, como é feita a comunicação, etc.)
  21. Monitores (do CRT ao LCD, tecnologia, padrão, versões, resoluções, etc.)
  22. Memórias transacionais (o que são, para que servem, modelos existentes, etc.)

Apresentações

As apresentações devem durar 15 minutos. Serão reservados 5 minutos extras para perguntas. Os slides devem ser enviados junto com o trabalho. Os slides podem ser enviados no formato PowerPoint, OpenOffice (se tiver no CB) ou PDF.

Revisões (opcional)

As revisões devem ter 1 página e devem ser entregues impressas até o final da apresentação. As revisões contarão como bônus na nota do trabalho. Somente os alunos que solicitarem serão escalados para fazerem revisões. Cada revisão deve ser dividida em duas partes, a primeira conterá o título do trabalho e o autor da revisão (nome e RA). A segunda parte deve seguir todos os itens abaixo, nessa ordem:

  1. Resumo: 1 único parágrafo de, no máximo, 15 linhas, contendo um resumo do trabalho. Não pode ser uma cópia da seção de resumo do texto.
  2. Comentários: 1 único parágrafo de, no máximo, 5 linhas, contendo comentários sobre o trabalho
  3. Avaliação do texto: Notas de 1 (mínimo) a 5 (máximo) para cada um dos itens abaixo. Utilize uma linha de texto para comentar sobre cada item.
    1. Estilo: O trabalho segue o estilo indicado?
    2. Estrutura: O trabalho está bem organizado? As seções estão bem distribuídas e em boa ordem?
    3. Contextualização: O trabalho tem uma motivação? É possível encontrar sua relação com outros temas da área?
    4. Português: O texto está bem escrito?
    5. Conteúdo: O texto possui um conteúdo coerente com o tema escolhido?
    6. Relevância: O texto é relevante para a área de Arquitetura de Computadores?
    7. Conhecimento extra: O texto ofereceu conhecimento extra sobre a matéria dada?
    8. Bibliografia: A bibliografia está coerente, correta e em quantidade suficiente? (URLs não são referências bibliográficas completas)
    9. Nota geral: Uma nota geral sobre todo o texto
  4. Avaliação da apresentação: Notas de 1 (mínimo) a 5 (máximo) para cada um dos itens abaixo. Utilize uma linha de texto para comentar sobre cada item.
    1. Conteúdo: O que foi mostrado foi condizente com o que está escrito no texto?
    2. Slides: Os slides foram bem preparados?
    3. Tempo: O tempo foi seguido corretamente?
    4. Motivação: O apresentador motivou os alunos sobre o tema?
    5. Perguntas: O apresentador respondeu as perguntas satisfatoriamente?
    6. Nota geral: Uma nota geral sobre a apresentação
  5. Nota final do trabalho: Uma nota entre 0 (mínimo) e 10 (máximo) para o trabalho.

Como padrão para as notas de 1 a 5, considere a seguinte escala:

  1. Péssimo
  2. Ruim
  3. Regular
  4. Bom
  5. Ótimo

As revisões deverão ser entregues até o final da apresentação do trabalho. Para isso, traga uma folha com os itens 1, 2 e 3 já impressos e apenas os títulos dos demais sub-itens. Preencha na sala de aula e entregue no final da apresentação do trabalho. As revisões que não forem entregues no horário correto não serão consideradas.

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