Atividade
O trabalho será dividido em 2 partes:
- Texto escrito sobre um dos
temas abaixo
- Apresentação oral na sala de
aula
Temas
Cada trabalho terá um tema
exclusivo. Os grupos podem sugerir temas
extras a serem incluídos
nessa lista. Os trabalhos devem ter no máximo 10 páginas, devem ser
escritos em português e devem seguir o modelo da SBC (Word
e Latex).
Só
serão aceitos textos no formato
PDF. Os temas disponíveis são:
- Branch prediction (técnicas, alternativas, resultados,
informações reais de algum processador, etc.)
- Coerência de cache (motivação, técnicas, etc.)
- Trace caches (o que é, como funcionam, desempenho, etc.)
- Algoritmo de Tomasulo para detecção de paralelismo
dinamicamente (o que é, implementações, limitações, etc.)
- Register renaming (o que é, implementações, etc.)
- Execução especulativa (com foco em load speculation, value
speculation, etc.)
- Computação Quântica (o que é, exemplo, o que esperar dela,
etc.)
- Arquiteturas diferentes (TRIPS, RAW, Piperench, etc.)
- Top500.org (visão geral, ranking, como é medido, estatísticas,
características, observe que alguns computadores estão listados individualmente abaixo)
- Computador IBM RoadRunner
- Computador IBM BlueGene/L
- Computador NEC Earth Simulator
- Green500.org (visão geral, características, exemplos, etc.)
- Processador IBM/Sony/Toshiba Cell
- Processador DEC/Compaq/HP Alpha
- Processadores SUN Niagara 1 e 2
- Processador Pentium 4 (arquitetura Netburst)
- Processadores Core e Core 2 (arquitetura, evolução, características)
- Processadores AMD Turion, Opteron, Athlon e Phenon (arquitetura, evolução, características)
- Processadores TMS (principalmente a família TMS320C67X)
- Máquinas virtuais Java e .NET (nível de abstração,
implementações em hardware, etc.)
- Conjuntos de instruções multimídia Intel/AMD (MMX, SSE1..SSE5,
3DNow! e sucessores, funcionalidades, organização, diferenças e
exemplos de uso)
- Conjuntos de instruções multimídia de outros processadores
(PowerPC, SPARC, MIPS, ARM, etc., funcionalidades, diferenças)
- Discos IDE/ATA/SATA (tecnologia, padrão, versões, como é
feita a comunicação, preço de discos típicos atualmente, etc.)
- Discos SCSI e sucessores similares (tecnologia, padrão,
versões, como é feita a comunicação, preços de discos típicos
atualmente, etc.)
- Por dentro do HD (como os dados são gravados, densidade de
gravação, tecnologias, etc.)
- CD/DVD (como os dados são gravados, densidade de gravação,
tecnologias, etc.)
- Interface USB (tecnologia, padrão, versões, como é feita a
comunicação, etc.)
- Monitores (do CRT ao LCD, tecnologia, padrão, versões,
resoluções, etc.)
- Memórias transacionais (o que são, para que servem, modelos
existentes, etc.)
- Bugs de processadores
- GPUs (organização, componentes, programação, etc)
- Comunicação em Arquiteturas Multicores
- TV Digital (o que tem de arquitetura de computadores e computação nela?)
Apresentações
As apresentações devem durar 25
minutos. Serão reservados 5 minutos extras para perguntas. Os slides
devem ser
enviados
junto com o trabalho. Os slides podem ser enviados no formato
PowerPoint, OpenOffice (se tiver no CB) ou PDF.
Entregas
Todos os trabalhos enviados até o dia 06/10 terão uma revisão
feita pelo professor e pelos alunos que se candidatarem. Esta revisão
não prejudicará a nota e será enviada de volta até o dia 13/10.
Infelizmente não
haverá tempo disponível para revisar trabalhos que forem enviados
após o dia 06/10 mas eles podem ser submetidos até o dia 22/10 sem
nenhuma penalidade e passarão pelo processo de avaliação posteriormente.
Sugere-se fortemente que os arquivos deste trabalho não ultrapassem 500Kb. Muito cuidado com as imagens que forem inserir no texto.
Revisões (opcional)
As revisões são opcionais mas, uma vez que o aluno se comprometer a
fazê-la, ele deverá realizar as duas partes para não prejudicar os
demais grupos e alunos da turma. As
revisões contarão como bônus na nota do trabalho. Somente os alunos que
solicitarem serão escalados para fazerem revisões. As inscrições para
revisão só iniciarão após a definição de todos os temas pelos grupos
(dia 10/09).
A primeira parte deve ser realizada entre o dia 06/10 e 13/10. Para
isso, basta pegar o trabalho do grupo que será colocado na página da
disciplina, lê-lo e mandar um email com comentários e sugestões de
melhorias para a versão final. Este email deve ser enviado para os
alunos do grupo com cópia para o professor. Se você enviar os
comentários após o dia 13/10, o grupo pode não ter tempo suficiente
para executar suas
sugestões.
A segunda parte da revisão deve ter 1 página e deve ser entregue
impressa
ao final da apresentação do trabalho, referindo-se à versão final do
trabalho submetida pelo grupo e não a versão original que recebeu a
revisão anterior. A página deve ser dividida em duas partes, a
primeira conterá o título
do trabalho e o autor da revisão (nome e RA). A segunda parte deve
seguir todos os itens abaixo, nessa ordem:
- Resumo:
1 único parágrafo
de, no máximo, 15 linhas, contendo um resumo do trabalho. Não pode ser
uma cópia da seção de resumo do texto.
- Comentários:
1 único
parágrafo de, no máximo, 5 linhas, contendo comentários sobre o trabalho
- Avaliação do
texto: Notas
de 1 (mínimo) a 5 (máximo) para cada um dos itens abaixo. Utilize uma
linha de texto para comentar sobre cada item.
- Estilo:
O trabalho
segue o estilo indicado?
- Estrutura:
O trabalho
está bem organizado? As seções estão bem distribuídas e em boa ordem?
- Contextualização:
O
trabalho tem uma motivação? É possível encontrar sua relação com outros
temas da área?
- Português:
O texto está
bem escrito?
- Conteúdo:
O texto
possui um conteúdo coerente com o tema escolhido?
- Relevância:
O texto é
relevante para a área de Arquitetura de Computadores?
- Conhecimento
extra: O
texto ofereceu conhecimento extra sobre a matéria dada?
- Bibliografia:
A
bibliografia está coerente, correta e em quantidade suficiente? (URLs
não são referências bibliográficas completas)
- Nota geral:
Uma nota
geral sobre todo o texto
- Efeito das sugestões enviadas anteriormente:
1 parágrafo de, no máximo, 5 linhas, indicando como está essa versão do
trabalho em relação à primeira submetida. Comente se as sugestões foram
seguidas, se a qualidade melhorou, se as mudanças melhoraram o texto,
etc.
- Avaliação da
apresentação:
Notas de 1 (mínimo) a 5 (máximo) para cada um dos itens abaixo. Utilize
uma linha de texto para comentar sobre cada item.
- Conteúdo:
O que foi
mostrado foi condizente com o que está escrito no texto?
- Slides:
Os slides foram
bem preparados?
- Tempo:
O tempo foi
seguido corretamente?
- Motivação:
O
apresentador motivou os alunos sobre o tema?
- Perguntas:
O
apresentador respondeu as perguntas satisfatoriamente?
- Nota geral:
Uma nota
geral sobre a apresentação
- Nota final do
trabalho:
Uma nota entre 0 (mínimo) e 10 (máximo) para o trabalho.
Como padrão para as notas de 1 a 5, considere a seguinte
escala:
- Péssimo
- Ruim
- Regular
- Bom
- Ótimo
Essa página deve ser entregue ao final da apresentação do trabalho. Para isso, traga uma folha com os itens 1, 2 e 3 já
impressos e apenas os títulos dos demais sub-itens. Preencha na sala
de aula e entregue no final da apresentação do trabalho. As revisões
que não forem entregues no horário correto não serão consideradas.
Faça sua
reserva de revisão.