MC722 - Trabalho

Informações

Dicas

Formato da Entrega

Atividade

O trabalho será dividido em 2 partes:
  1. Texto escrito sobre um dos temas abaixo
  2. Apresentação oral na sala de aula

Temas

Cada trabalho terá um tema exclusivo. Os grupos podem sugerir temas extras a serem incluídos nessa lista. Os trabalhos devem ter no máximo 10 páginas, devem ser escritos em português e devem seguir o modelo da SBC (Word e Latex). Só serão aceitos textos no formato PDF. Os temas disponíveis são:

  1. Branch prediction (técnicas, alternativas, resultados, informações reais de algum processador, etc.)
  2. Coerência de cache (motivação, técnicas, etc.)
  3. Trace caches (o que é, como funcionam, desempenho, etc.)
  4. Algoritmo de Tomasulo para detecção de paralelismo dinamicamente (o que é, implementações, limitações, etc.)
  5. Register renaming (o que é, implementações, etc.)
  6. Execução especulativa (com foco em load speculation, value speculation, etc.)
  7. Computação Quântica (o que é, exemplo, o que esperar dela, etc.)
  8. Arquiteturas diferentes (TRIPS, RAW, Piperench, etc.)
  9. Top500.org (visão geral, ranking, como é medido, estatísticas, características, observe que alguns computadores estão listados individualmente abaixo)
  10. Computador IBM RoadRunner
  11. Computador IBM BlueGene/L
  12. Computador NEC Earth Simulator
  13. Green500.org (visão geral, características, exemplos, etc.)
  14. Processador IBM/Sony/Toshiba Cell
  15. Processador DEC/Compaq/HP Alpha
  16. Processadores SUN Niagara 1 e 2
  17. Processador Pentium 4 (arquitetura Netburst)
  18. Processadores Core e Core 2 (arquitetura, evolução, características)
  19. Processadores AMD Turion, Opteron, Athlon e Phenon (arquitetura, evolução, características)
  20. Processadores TMS (principalmente a família TMS320C67X)
  21. Máquinas virtuais Java e .NET (nível de abstração, implementações em hardware, etc.)
  22. Conjuntos de instruções multimídia Intel/AMD (MMX, SSE1..SSE5, 3DNow! e sucessores, funcionalidades, organização, diferenças e exemplos de uso)
  23. Conjuntos de instruções multimídia de outros processadores (PowerPC, SPARC, MIPS, ARM, etc., funcionalidades, diferenças)
  24. Discos IDE/ATA/SATA (tecnologia, padrão, versões, como é feita a comunicação, preço de discos típicos atualmente, etc.)
  25. Discos SCSI e sucessores similares (tecnologia, padrão, versões, como é feita a comunicação, preços de discos típicos atualmente, etc.)
  26. Por dentro do HD (como os dados são gravados, densidade de gravação, tecnologias, etc.)
  27. CD/DVD (como os dados são gravados, densidade de gravação, tecnologias, etc.)
  28. Interface USB (tecnologia, padrão, versões, como é feita a comunicação, etc.)
  29. Monitores (do CRT ao LCD, tecnologia, padrão, versões, resoluções, etc.)
  30. Memórias transacionais (o que são, para que servem, modelos existentes, etc.)
  31. Bugs de processadores
  32. GPUs (organização, componentes, programação, etc)
  33. Comunicação em Arquiteturas Multicores
  34. TV Digital (o que tem de arquitetura de computadores e computação nela?)

Apresentações

As apresentações devem durar 25 minutos. Serão reservados 5 minutos extras para perguntas. Os slides devem ser enviados junto com o trabalho. Os slides podem ser enviados no formato PowerPoint, OpenOffice (se tiver no CB) ou PDF.

Entregas

Todos os trabalhos enviados até o dia 06/10 terão uma revisão feita pelo professor e pelos alunos que se candidatarem. Esta revisão não prejudicará a nota e será enviada de volta até o dia 13/10. Infelizmente não haverá tempo disponível para revisar trabalhos que forem enviados após o dia 06/10 mas eles podem ser submetidos até o dia 22/10 sem nenhuma penalidade e passarão pelo processo de avaliação posteriormente.

Sugere-se fortemente que os arquivos deste trabalho não ultrapassem 500Kb. Muito cuidado com as imagens que forem inserir no texto.

Revisões (opcional)

As revisões são opcionais mas, uma vez que o aluno se comprometer a fazê-la, ele deverá realizar as duas partes para não prejudicar os demais grupos e alunos da turma. As revisões contarão como bônus na nota do trabalho. Somente os alunos que solicitarem serão escalados para fazerem revisões. As inscrições para revisão só iniciarão após a definição de todos os temas pelos grupos (dia 10/09).

A primeira parte deve ser realizada entre o dia 06/10 e 13/10. Para isso, basta pegar o trabalho do grupo que será colocado na página da disciplina, lê-lo e mandar um email com comentários e sugestões de melhorias para a versão final. Este email deve ser enviado para os alunos do grupo com cópia para o professor. Se você enviar os comentários após o dia 13/10, o grupo pode não ter tempo suficiente para executar suas sugestões.

A segunda parte da revisão deve ter 1 página e deve ser entregue impressa ao final da apresentação do trabalho, referindo-se à versão final do trabalho submetida pelo grupo e não a versão original que recebeu a revisão anterior. A página deve ser dividida em duas partes, a primeira conterá o título do trabalho e o autor da revisão (nome e RA). A segunda parte deve seguir todos os itens abaixo, nessa ordem:

  1. Resumo: 1 único parágrafo de, no máximo, 15 linhas, contendo um resumo do trabalho. Não pode ser uma cópia da seção de resumo do texto.
  2. Comentários: 1 único parágrafo de, no máximo, 5 linhas, contendo comentários sobre o trabalho
  3. Avaliação do texto: Notas de 1 (mínimo) a 5 (máximo) para cada um dos itens abaixo. Utilize uma linha de texto para comentar sobre cada item.
    1. Estilo: O trabalho segue o estilo indicado?
    2. Estrutura: O trabalho está bem organizado? As seções estão bem distribuídas e em boa ordem?
    3. Contextualização: O trabalho tem uma motivação? É possível encontrar sua relação com outros temas da área?
    4. Português: O texto está bem escrito?
    5. Conteúdo: O texto possui um conteúdo coerente com o tema escolhido?
    6. Relevância: O texto é relevante para a área de Arquitetura de Computadores?
    7. Conhecimento extra: O texto ofereceu conhecimento extra sobre a matéria dada?
    8. Bibliografia: A bibliografia está coerente, correta e em quantidade suficiente? (URLs não são referências bibliográficas completas)
    9. Nota geral: Uma nota geral sobre todo o texto
  4. Efeito das sugestões enviadas anteriormente: 1 parágrafo de, no máximo, 5 linhas, indicando como está essa versão do trabalho em relação à primeira submetida. Comente se as sugestões foram seguidas, se a qualidade melhorou, se as mudanças melhoraram o texto, etc.
  5. Avaliação da apresentação: Notas de 1 (mínimo) a 5 (máximo) para cada um dos itens abaixo. Utilize uma linha de texto para comentar sobre cada item.
    1. Conteúdo: O que foi mostrado foi condizente com o que está escrito no texto?
    2. Slides: Os slides foram bem preparados?
    3. Tempo: O tempo foi seguido corretamente?
    4. Motivação: O apresentador motivou os alunos sobre o tema?
    5. Perguntas: O apresentador respondeu as perguntas satisfatoriamente?
    6. Nota geral: Uma nota geral sobre a apresentação
  6. Nota final do trabalho: Uma nota entre 0 (mínimo) e 10 (máximo) para o trabalho.

Como padrão para as notas de 1 a 5, considere a seguinte escala:

  1. Péssimo
  2. Ruim
  3. Regular
  4. Bom
  5. Ótimo

Essa página deve ser entregue ao final da apresentação do trabalho. Para isso, traga uma folha com os itens 1, 2 e 3 já impressos e apenas os títulos dos demais sub-itens. Preencha na sala de aula e entregue no final da apresentação do trabalho. As revisões que não forem entregues no horário correto não serão consideradas.

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