Exercício 4 - Plataforma para explorar paralelismo

Informações Gerais

Dicas sobre o Exercício

Motivação

Objetivos

Esse exercício vai ser dividido em partes e, ao final delas, vocês devem ser capazes de:

Contextualização

Atenção: Todos os arquivos que você precisa para essa atividade estão disponíveis em /home/staff/rodolfo/mc723/download.

Parte 1 - Criando uma plataforma multicore

A descrição desta parte é bem simples: pegue a plataforma do exercício anterior e faça com que ela funcione com dois processadores. Para isto, crie uma nova plataforma com o nome dual_mips e monte o resto da estrutura necessária.

É importante que você já crie uma estrutura de interconexão desta vez (embora não seja estritamente necessário neste exercício, será mais fácil se você fizer e também vai te ajudar no trabalho).

Descreva suas decisões de projeto. Estarei disponível nos dias dos laboratórios para discutir as possíveis decisões de projeto e como implementá-las.

Crie um programa, por mais simples que seja, que tira proveito de sua plataforma paralela. Qual o desempenho do simulador?

Parte 2 - Escalabilidade

Quão escalável é sua plataforma? Você consegue fazer uma versão de 4 cores? 8 cores? Faça-as e execute seu programa. Avalie o desempenho do simulador.

Prepare a versão de 8 cores para entrega. Para isto, execute os seguintes comandos:

make distclean
arp --pack octo_mips

Os comandos acima estão supondo que sua plataforma já está configurada e que o nome escolhido foi octo_mips. Será criado um arquivo chamado octo_mips.arppack. Você não deve enviar este arquivo, apenas guarde-o para uma eventual demonstração (vou selecionar alguns alunos para demonstração).

Entrega

Enviar um relatório de, no máximo, 2 páginas, descrevendo a atividade realizada e os resultados obtidos.