Motivo dessa página
Muitos de meus alunos já
fizeram, e outros farão, algumas perguntas
ou pedidos de sugestões. Escrevendo, aqui, eu espero conseguir passar
essas dicas para mais pessoas interessadas nesses assuntos. Pretendo
atualizar essa página aos poucos. O que escrevo não é a solução
universal para todos os seus problemas, apenas algumas dicas que podem
te ajudar em várias fases de sua vida acadêmica. Eu li algumas dessas
dicas em alguns lugares, outras eu escrevo por experiência própria.
Use-as a seu critério e sob seu próprio risco.
Organize seu horário
Uma das maiores
reclamações das pessoas é que não têm tempo
suficiente para fazerem tudo o que querem. Por outro lado, essas
pessoas também não aproveitam totalmente seu tempo de forma organizada.
- Você
é responsável pelo uso do tempo:
Por mais
simples que isso possa parecer, é a pura verdade. Se você não se
organiza, ninguém fará isso por você (ao menos não de graça!). Você tem
que fazer um trabalho, tem que ler algo, tem que estudar para uma
prova, decida quanto tempo vai dedicar a cada uma das atividades. Seja
realista, o número de horas numa semana é fixo.
- Tenha
uma agenda: Organize suas
atividades em
seu tempo disponível. Se você tem que fazer alguma coisa que vai te
tomar 5 horas e só tem 4 horas livres, você deve decidir se realmente
vale a pena gastar suas 4 horas ou se é melhor agendar isso para outro
dia. Lembre-se que sempre aparecerão atividades de última hora,
prepare-se para isso. Deixe reservado, na sua agenda, tempo para alocar
para as atividades de última hora. Se alguém te perguntar quando vocês
podem fazer uma reunião, indique algum desses horários. Se você tem
período (manhã ou tarde) inteiro livre, indique horários no início ou
no final para que você consiga mais facilmente encaixar outras
atividades.
- Fique
menos tempo online: Leia
emails menos
vezes ao dia. Normalmente, 3 vezes é mais que suficiente: pela manhã,
em torno do horário do almoço e ao final do dia. Mas, ao ler um email,
responda ou tome a atitude necessária. Se não for para agir perante uma
mensagem, para que lê-la? Quando você guarda uma mensagem para
responder depois, você não está economizando tempo, você está gastando,
no mínimo, o dobro do tempo necessário na leitura. Se precisar usar o
computador, desligue o alerta sonoro de seu leitor de email, desligue
ICQ, MSN, etc. Eles vão te interromper e atrapalhar suas atividades.
- Pense
antes de agir: Seja
realista, antes de
aceitar ou sugerir alguma atividade, pense se será capaz de faze-la.
Aprenda a dizer não!
- Se
você tem um compromisso, cumpra-o:
Você
marcou de entregar um relatório, um trabalho ou algo similar, entregue.
Cumpra o que prometeu. Se está sob sua responsabilidade, indique que
vai cumpri-la. Se marcou uma reunião, compareça. Se não for possível
cumprir algo, avise com antecedência suficiente para que ninguém fique
te esperando.
Escrita
Essas dicas são para textos técnicos, dissertações, trabalhos ou teses, principalmente na área de computação.
- Sempre use um revisor ortográfico: Esta é sua
responsabilidade. Pequenos erros podem passar, mas grandes falhas
ortográficas consecutivas vão mudar o ânimo do seu leitor e seu
texto não será bem avaliado. Não espere que seu orientador faça
o trabalho de revisor ortográfico para você.
- Não
enrole: Vá direto ao
assunto, ficar
enrolando no texto vai desanimar seu leitor. Use a seguinte regra: para
cada 1000 pessoas que lerem o título, 100 vão ler o resumo, 10 lerão a
introdução e apenas 1 lerá o seu trabalho inteiro. Dessa forma, o
título é muito importante para capturar o leitor, o resumo e a
introdução aparecem logo em seguida. Preocupe-se de forma especial com
eles.
- Não
surpreenda: Seu texto é
técnico, não um um
livro de suspense. Deixe bem claro, desde o início, o que vai e o que
não vai fazer. Não deixe seu leitor na expectativa por algo que você
não vai fazer. Seja repetitivo, se for preciso, mas não deixe de
avisa-lo claramente dos limites de seu trabalho.
- Organize
seu texto: A leitura deve
ser o mais
fácil possível. Preocupe-se com a seqüência. Escreva parágrafos
introdutórios e de conclusões em cada seção e capítulo onde forem
necessários. Inclua, nesses parágrafos, uma ligação com a seção ou
capítulo anterior/posterior. Procure indicar ao leitor o que ele deve
gravar de cada parte do texto que ler.
- Não
é você que vai ler seu texto:
Você sabe
sobre o que está escrevendo, mas está escrevendo para outros lerem.
Procure explicar mesmo os termos que pareçam óbvios para você. Cuidado
com exageros, mas não considere que o leitor saiba tanto quanto você.
- Descreva
tabelas e figuras: Evite
frases como "O
modelo está descrito na figura X." ou "A tabela Y mostra os
resultados.". Para tabelas, procure indicar como ela deve ser lida,
escrevendo uma linha por extenso. Indique também o significado das
colunas. Para figuras, indique o que são os símbolos usados e o que ela
quer mostrar.
- URL
não é bibliografia: Evite
usar URL como
bibliografia. Se o documento é um manual, faça a chamada bibliográfica
para o manual e não para o endereço da web do fabricante do produto.
Nem sempre é preciso colocar uma referência para o site da web de um
fabricante.
- Use
um revisor ortográfico:
Ninguém gosta de ler
um texto cheio de erros de português. Todos os editores possuem um
revisor integrado. Por favor, nada de abreviações usadas em emails.
Aproveite para abolir o gerundismo de seu vocabulário.
Apresentações
- Você
tem um limite de tempo:
Procure não gastar
mais tempo do que foi fornecido. Algumas pessoas se sentirão
incomodadas se você usar mais tempo que elas ou se não puderem esperar
que você termine.
- Cuidado
com as animações:
Concentre-se no
conteúdo. Não coloque animações se for para passar por todas as fases
de uma vez.
- Garanta
legibilidade: Cuidado com
fontes muito
pequenas ou cores que atrapalham a leitura. Sempre que possível, teste
sua apresentação na sala onde ela será feita.
- Não
leia a apresentação: Se
você está fazendo
uma apresentação, é porque sabe alguma coisa sobre o tema, demonstre
isso. Coloque apenas tópicos nos slides e fale sobre eles na
apresentação. Para cada tópico, procure falar algo.
- Não
se prenda a todos os detalhes:
Você
provavelmente não terá tempo para apresentar tudo o que quiser. Foque
no que é mais importante.
- Compare
os seus resultados: Indique
onde você é
bom, mostre que seus resultados são melhores que os outros nesses
casos. Indique também os pontos fracos, se possível, justifique ou
indique como melhorar. Dê ênfase nos pontos fortes, é claro.
- Apresente
o seu trabalho: Se você tem
que
apresentar trabalhos relacionados, gaste mais tempo apresentando o seu
trabalho que o dos outros.
Atividades
- Não
reinvente a roda: Isso é
muito comum em
alguns alunos de mestrado e doutorado. Se alguém já fez algo, procure
aproveitar a experiência já existente ao invés de refazer tudo do zero.
Deixe a sensação de "fui eu que fiz" para a parte nova do seu trabalho.
Se for em trabalhos de graduação, procure identificar claramente a
parte de seu conhecimento que deve ser exercitada quando houver
repetição de um trabalho.
- Saiba
fazer antes de programar:
Antes de
automatizar qualquer tarefa, saiba realiza-la. Se possível, procure
resolver algumas instâncias manualmente.