MO601/MC973 - Arquitetura de Computadores II¶
Esta disciplina apresentará ferramentas e metodologias utilizadas em Arquitetura de Computadores com o foco em microarquitetura, incluindo simuladores, behcnmarks para singla/multi-cores e cluster. Também estudaremos artigos recentes e como eles modelam pipelines, caches, sistemas de execução e avaliação de energia.
Aulas¶
As aulas serão às segundas e quartas (19h) na sala CC51.
Playlist da oferta anterior da disciplina no YouTube.
Bibliografia¶
A bibliografia recomendada é:
- Processor Microarchitecture: An Implementation Perspective. Antonio González, Fernando Latorre and Grigorios Magklis. Synthesis Lectures on Computer Architecture. Morgan & Claypool Publishers.
- Computer Architecture Performance Evaluation Methods. Lieven Eeckhout. Synthesis Lectures on Computer Architecture. Morgan & Claypool Publishers.
- Modern Processor Design: Fundamentals of Superscalar Processors. John Paul Shen, Mikko H. Lipasti. Waveland Press. 2013.
- Manuais e documentação do processador RISC-V.
- Artigos de conferências e revistas da área
Avaliação¶
Todas as avaliações terão um prazo mínimo de 1 semana para entrega.
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Apresentação de um artigo por mês: 30% da nota final. No início de cada mês, cada aluno escolherá dois artigo e terá até o final do mês para entregar um resumo de cada artigo e escolher um deles para fazer uma apresentação de 30 minutos.
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Projeto mensal: 70% da nota final. No início de cada mês, os projetos serão distribuídos. O formato de entrega será definido a cada projeto e pode conter um vídeo (até 20 minutos), texto (até 10 páginas), código e uma apresentação em sala.
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Conceitos: A para nota > 8.4, B para nota > 6.4, C para nota > 4.9, D para nota < 5.
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Alunos de graduação terão os projetos simplificados ou executados em duplas à escolha e conveniência dos próprios alunos (esta regra está sendo escrita antes de ter a lista de alunos matriculados, por isso estou permitindo que os próprios alunos escolham se querem que eu simplifique atividades ou querem executar em dupla). Esta decisão valerá para cada projeto e artigo e precisará ser decidida logo no início de cada período de avaliação para não prejudicar a aprendizagem.
Todas as atividades da disciplina são individuais a não ser que seja mencionado o contrário no enunciado. Os alunos não devem compartilhar soluções antes da entrega. Violações dessas condutas acarretarão em nota 0 para os envolvidos.
Atendimento¶
Os atendimentos serão feitos após as aulas. Caso precise de um horário alternativo, envie um email solicitando.
Projetos¶
Os projetos serão distribuídos no início de cada mês e terão um prazo de entrega para final de cada mês, conforme Calendário da disciplina.
- Projeto 1:
- Projeto 2:
- Projeto 3:
- Projeto 4:
Artigos¶
A cada mês, cada aluno de pós-graduação ou dupla de alunos de graduação deve ler dois artigos científicos e apresentar um para a turma. A apresentação deve ser feita em sala de aula, com duração de 30 minutos, seguida de perguntas e respostas. Veja a página com os artigos escolhidos e datas.
Escolha dos artigos¶
- Objetivo: Conhecer em amplitude
- No início de cada mês, cada aluno escolherá dois artigos
- Um dos artigos deve ser pego das referências dos dois primeiros livros indicados na bibliografia
- O outro deve ser de conferências ou revistas recentes da área. Em especial: MICRO, ISCA, HPCA, ASPLOS, TCAD, TACO.
- Se você é autor de um artigo, não pode seleciona-lo
- Até o final do mês, cada aluno deve:
- Fazer um resumo de meia página sobre cada artigo (veja o guia abaixo)
- Fazer uma apresentação de 30 minutos (agendar com o professor)
Guia para fazer o resumo de um artigo¶
- Resumo breve
- Qual é o problema que o artigo está tentando resolver?
- Quais são as ideias-chave do artigo? Principais insights?
- Qual é a contribuição chave para a literatura na época em que foi escrito?
- Quais são as coisas mais importantes que você tira dele?
- Pontos fortes (os mais importantes)
- O artigo resolve bem o problema?
- Fraquezas (as mais importantes)
- Aqui é onde você deve pensar criticamente. Todo artigo/ideia tem uma fraqueza. Isso não significa que o artigo seja necessariamente ruim. Significa que há espaço para melhorias e pesquisas futuras podem alcançar isso.
- Você pode fazer (muito) melhor? Apresente seus pensamentos/ideias.
- O que você aprendeu/gostou/detestou no artigo? Por quê?
Recomendo a leitura desse guia: Notes on Constructive and Positive Reviewing.
Calendário¶
Veja o calendário da disciplina.