MO601/MC973 - Arquitetura de Computadores II¶
Rodolfo Azevedo - rodolfo@ic.unicamp.br http://www.ic.unicamp.br/~rodolfo/mo601
Objetivos¶
[drop=right bg=green]
- Compreender metodologias e técnicas de desenvolvimento de microarquiteturas de processadores
- Analisar distintas soluções, comparando seus desempenhos e custos
- Conhecer múltiplos benchmarks, seus usos e restrições
- Conhecer múltiplos simuladores bem como seus usos
- Propor melhorias e otimizações em processadores
Bibliografia¶
- Processor Microarchitecture: An Implementation Perspective. Antonio González, Fernando Latorre and Grigorios Magklis. Synthesis Lectures on Computer Architecture. Morgan & Claypool Publishers.
- Computer Architecture Performance Evaluation Methods. Lieven Eeckhout. Synthesis Lectures on Computer Architecture. Morgan & Claypool Publishers.
- Modern Processor Design: Fundamentals of Superscalar Processors. John Paul Shen, Mikko H. Lipasti. Waveland Press. 2013.
- Manuais e documentação do processador RISC-V.
- Artigos de conferências e revistas da área
Dinâmica das aulas e atividades¶
- Aulas teóricas no primeiro mês
- As apresentações dos alunos serão intercadalas com aulas teóricas a partir do segundo mês
- Aproveite os horários de aula para tirar dúvidas
- Você também tem o horário de atendimento da disciplina às segundas e quartas, às 18h na sala 3 do IC. Caso precise de um horário alternativo, envie um email solicitando.
Avaliações¶
-
Todas as avaliações terão um prazo mínimo de 1 semana para entrega.
-
Leitura de 2 artigos e apresentação de um artigo por mês: 30% da nota final
-
Projeto mensal: 70% da nota final
-
Conceitos: A para nota > 8.4, B para nota > 6.4, C para nota > 4.9, D para nota < 5.
-
Alunos de graduação terão os projetos simplificados ou executados em duplas à escolha e conveniência dos próprios alunos
Todas as atividades da disciplina são individuais a não ser que seja mencionado o contrário no enunciado. Os alunos não devem compartilhar soluções antes da entrega. Violações dessas condutas acarretarão em nota 0 para os envolvidos.
Apresentação de artigos¶
- Objetivo: Conhecer em amplitude
- No início de cada mês, cada aluno escolherá dois artigos
- Um dos artigos deve ser pego das referências dos dois primeiros livros indicados na bibliografia
- O outro deve ser de conferências ou revistas recentes da área. Em especial: MICRO, ISCA, HPCA, ASPLOS, TCAD, TACO.
- Se você é autor de um artigo, não pode seleciona-lo
- Até o final do mês, cada aluno deve:
- Fazer um resumo de meia página sobre cada artigo (veja o guia abaixo)
- Fazer uma apresentação de 30 minutos (agendar com o professor)
Guia para fazer o resumo de um artigo¶
Recomendo a leitura desse guia: Notes on Constructive and Positive Reviewing.
- Resumo breve
- Qual é o problema que o artigo está tentando resolver?
- Quais são as ideias-chave do artigo? Principais insights?
- Qual é a contribuição chave para a literatura na época em que foi escrito?
- Quais são as coisas mais importantes que você tira dele?
(continua...)
Guia para fazer um resumo de um artigo (continuação)¶
- Pontos fortes (os mais importantes)
- O artigo resolve bem o problema?
- Fraquezas (as mais importantes)
- Aqui é onde você deve pensar criticamente. Todo artigo/ideia tem uma fraqueza. Isso não significa que o artigo seja necessariamente ruim. Significa que há espaço para melhorias e pesquisas futuras podem alcançar isso.
- Você pode fazer (muito) melhor? Apresente seus pensamentos/ideias.
- O que você aprendeu/gostou/detestou no artigo? Por quê?
Projeto Mensal¶
-
Alunos de pós-graduação fazem individualmente. Alunos de graduação podem fazer em duplas ou individualmente
-
Objetivo: Conhecer em profundidade
- Projeto 1: Um simulador simples do procesador RISC-V
- Projeto 2:
- Projeto 3:
- Projeto 4:
- Entrega: Código fonte, Relatório, Apresentação
Dicas¶
- Não deixe acumular atividades
- Algumas das tarefas gastam dias de processamento
- Fornecerei documentos/informações atualizadas através do Google Classroom e da página da disciplina
- Não deixe acumular problemas
- Se tiver dúvidas, pergunte
- Se tiver problemas, avise
- Assuntos relacionados à acessibilidade, procure-me o mais rapidamente possível