Pular para conteúdo

MO601/MC973 - Arquitetura de Computadores II

Rodolfo Azevedo - rodolfo@ic.unicamp.br http://www.ic.unicamp.br/~rodolfo/mo601

Objetivos

[drop=right bg=green]

  • Compreender metodologias e técnicas de desenvolvimento de microarquiteturas de processadores
  • Analisar distintas soluções, comparando seus desempenhos e custos
  • Conhecer múltiplos benchmarks, seus usos e restrições
  • Conhecer múltiplos simuladores bem como seus usos
  • Propor melhorias e otimizações em processadores

Bibliografia

  • Processor Microarchitecture: An Implementation Perspective. Antonio González, Fernando Latorre and Grigorios Magklis. Synthesis Lectures on Computer Architecture. Morgan & Claypool Publishers.
  • Computer Architecture Performance Evaluation Methods. Lieven Eeckhout. Synthesis Lectures on Computer Architecture. Morgan & Claypool Publishers.
  • Modern Processor Design: Fundamentals of Superscalar Processors. John Paul Shen, Mikko H. Lipasti. Waveland Press. 2013.
  • Manuais e documentação do processador RISC-V.
  • Artigos de conferências e revistas da área

Dinâmica das aulas e atividades

  • Aulas teóricas no primeiro mês
  • As apresentações dos alunos serão intercadalas com aulas teóricas a partir do segundo mês
  • Aproveite os horários de aula para tirar dúvidas
  • Você também tem o horário de atendimento da disciplina às segundas e quartas, às 18h na sala 3 do IC. Caso precise de um horário alternativo, envie um email solicitando.

Avaliações

  • Todas as avaliações terão um prazo mínimo de 1 semana para entrega.

  • Leitura de 2 artigos e apresentação de um artigo por mês: 30% da nota final

  • Projeto mensal: 70% da nota final

  • Conceitos: A para nota > 8.4, B para nota > 6.4, C para nota > 4.9, D para nota < 5.

  • Alunos de graduação terão os projetos simplificados ou executados em duplas à escolha e conveniência dos próprios alunos

Todas as atividades da disciplina são individuais a não ser que seja mencionado o contrário no enunciado. Os alunos não devem compartilhar soluções antes da entrega. Violações dessas condutas acarretarão em nota 0 para os envolvidos.

Apresentação de artigos

  • Objetivo: Conhecer em amplitude
  • No início de cada mês, cada aluno escolherá dois artigos
  • Um dos artigos deve ser pego das referências dos dois primeiros livros indicados na bibliografia
  • O outro deve ser de conferências ou revistas recentes da área. Em especial: MICRO, ISCA, HPCA, ASPLOS, TCAD, TACO.
  • Se você é autor de um artigo, não pode seleciona-lo
  • Até o final do mês, cada aluno deve:
  • Fazer um resumo de meia página sobre cada artigo (veja o guia abaixo)
  • Fazer uma apresentação de 30 minutos (agendar com o professor)

Guia para fazer o resumo de um artigo

Recomendo a leitura desse guia: Notes on Constructive and Positive Reviewing.

  1. Resumo breve
  2. Qual é o problema que o artigo está tentando resolver?
  3. Quais são as ideias-chave do artigo? Principais insights?
  4. Qual é a contribuição chave para a literatura na época em que foi escrito?
  5. Quais são as coisas mais importantes que você tira dele?

(continua...)

Guia para fazer um resumo de um artigo (continuação)

  1. Pontos fortes (os mais importantes)
  2. O artigo resolve bem o problema?
  3. Fraquezas (as mais importantes)
  4. Aqui é onde você deve pensar criticamente. Todo artigo/ideia tem uma fraqueza. Isso não significa que o artigo seja necessariamente ruim. Significa que há espaço para melhorias e pesquisas futuras podem alcançar isso.
  5. Você pode fazer (muito) melhor? Apresente seus pensamentos/ideias.
  6. O que você aprendeu/gostou/detestou no artigo? Por quê?

Projeto Mensal

  • Alunos de pós-graduação fazem individualmente. Alunos de graduação podem fazer em duplas ou individualmente

  • Objetivo: Conhecer em profundidade

  • Projeto 1: Um simulador simples do procesador RISC-V
  • Projeto 2:
  • Projeto 3:
  • Projeto 4:
  • Entrega: Código fonte, Relatório, Apresentação

Dicas

  • Não deixe acumular atividades
  • Algumas das tarefas gastam dias de processamento
  • Fornecerei documentos/informações atualizadas através do Google Classroom e da página da disciplina
  • Não deixe acumular problemas
  • Se tiver dúvidas, pergunte
  • Se tiver problemas, avise
  • Assuntos relacionados à acessibilidade, procure-me o mais rapidamente possível