MC857
Projeto em Sistemas de Informação (2022.2)

Local das Aulas

As aulas serão: terças e quintas no laboratório 300 (IC 3.5)

Conteúdo

Esta disciplina envolverá a construção de um projeto colaborativo, cujo tema central será: Plataforma para Composição de Serviços em Ciência de Dados. O tema vai ao encontro de uma tendência moderna de busca de soluções que permitam a integração de serviços de ciência de dados, com ênfase especial em aprendizagem de máquina. O foco será o domínio de saúde, dado o desafio moderno que os hospitais enfrentam da integração de novos serviços, como aqueles de aprendizagem de máquina, com a infraestrutura existente envolvendo prontuários, exames e imagens, etc.

O design e detalhamento da plataforma será feita em conjunto em sala. Equipes farão um levantamento de iniciativas de infraestrutura de ciência de dados e aprendizagem de máquina, tais como o IBM Watson Studio (https://www.ibm.com/cloud/watson-studio) e Vertex AI (https://cloud.google.com/vertex-ai). Esse levantamento fundamentará o projeto da plataforma da disciplina, que será um protótipo simplificado. Também serão praticadas habilidades de projeto de um sistema complexo em múltiplas escalas, incluindo componentização, projeto de microsserviços, eventos, mensagens e barramento de serviços na Web.

Equipes se dividirão na implementação de partes do protótipo projetado. Elas poderão escolher trabalhar em componentes do back-end ou front-end. A arquitetura baseada em microsserviços permitirá que as equipes escolham linguagens diferentes. Para o front-end serão dados fundamentos de JavaScript e Web Components suficientes para o projeto.

O projeto explorará recursos de projeto colaborativo no Github, incluindo workflow para deploy progressivo do software. A plataforma será construída sobre containers Docker e será disponibilizada progressivamente online.

A disciplina será fundamentalmente prática, explorando o máximo linguagens e tecnologias que os alunos já conhecem. A avaliação será feita na forma de participação e entregas do projeto. Os horários de aula serão voltados principalmente a debates e trabalho sobre o projeto. Novos conceitos, introduzidos conforme a necessidade, serão feitos na forma de aulas online para grupos interessados. Dentre outras coisas serão tratados tópicos: