Instituto de Computação
Série de seminários
Coordenador: Edmundo Roberto Mauro Madeira

 


Maratona de Programação: 30 anos de histórias e estatísticas

Carlos E. Ferreira - Departamento de Ciência da Computação - IME-USP

Dia 22/11 às 14h. Auditório do IC-3

Em 2025 a Maratona SBC de Programação vai realizar a trigésima edição. São 30 anos de histórias e muitos dados interessantes. Vamos mostrar alguns deles, como o desempenho médio dos times nas várias fases da competição e a evolução da participação feminina.

Carlos E. Ferreira é professor titular do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP desde 2009. Sua área de pesquisa é Otimização Combinatória. Desde o ano 2000 é responsável pela Maratona SBC de Programação, a competição classificatória no Brasil para o International Collegiate Programming Contest. É diretor de competições científicas da Sociedade Brasileira de Computação.

 


Mundo Desconectado e Invisível: Desafios e Oportunidades de Pesquisa para Mitigar a Desigualdade Digital

Weverton Cordeiro (Instituto de Informática (INF), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS))

Dia 01/11 às 14h - Auditório do IC-3

Resumo: Você sabia que um terço da população mundial continuou desconectada em 2023? Ou que, durante a pandemia, dois terços das crianças em idade escolar no mundo não tinham acesso à internet? Embora superlativos e preocupantes, esses números infelizmente revelam muito pouco sobre a existência de um verdadeiro "mundo desconectado e invisível". Disparidades socioeconômicas, culturais e educacionais, entre outras, também afetam uma parcela significativa da população mundial que, embora tenha acesso a tecnologias digitais e à internet, enfrentam grandes dificuldades no dia a dia digital. Por exemplo, você já parou para pensar que a falta de acessibilidade em websites, apps, etc., muitas vezes priva a pessoas com alguma deficiência o direito a participar plenamente no mundo digital? Ou que mesmo pessoas que têm um smartphone são incapazes de acessar a internet por falta de eletricidade ou cobertura de rede celular? Esses exemplos, que afetam o acesso a serviços básicos de saúde, educação, cultura e cidadania e comprometem o desenvolvimento econômico e social, exigem como solução uma abordagem multidisciplinar em pesquisa em áreas como Interface Humano-Computador, Computação Energeticamente Eficiente, Engenharia de Software, Redes de Computadores, entre outros. Nesta palestra, vamos discutir alguns dos principais motivos para a existência deste mundo desconectado e invisível, e elencar desafios e oportunidades de pesquisa em Computação que a comunidade científica possui à frente para mitigar a exclusão e desigualdade digital, e promover a inclusão digital em regiões necessitadas

Short-bio: Prof. Weverton Cordeiro é nascido e criado na cidade de Itaituba (PA), onde sentiu na pele as dificuldades causadas pela falta de infraestrutura de qualidade para acesso à internet (e de telecomunicações em geral) no período em que atuou como professor do Instituto Federal do Pará (UFPA), e conhece de perto as deficiências típicas de comunicação de dados em regiões do interior da Amazônia brasileira. O Prof. Weverton possui doutorado em Ciência da Computação (UFRGS, 2014), sendo atualmente Professor no INF-UFRGS e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC-UFRGS). A pesquisa do Prof. Cordeiro é amplamente focada em redes definidas por software, virtualização de redes, planos de dados programáveis e segurança em redes. Influenciado pela sua vivência pessoal, propôs o projeto de pesquisa "Redes Programáveis de Baixo Custo: Expandindo a Última Milha da Internet para Todos", cujo objetivo é desenvolver dispositivos de baixo custo de aquisição e de operação para levar internet a regiões sem cobertura de rede celular. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP). É membro do Comitê de Assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (FAPERGS) desde 2019. Atuou como Organizador Geral do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2019), Organizador Geral da XXVI Final Brasileira da Maratona SBC de Programação (2022) e como PC Chair do 23º Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg 2023), entre outros.

 


Space: A New Frontier for Communications, Networking, and Computing

Carlos Alberto Astudillo Trujillo (IC/UNICAMP)

Dia 25/10 às 14h - Auditório do IC-3

In this talk, we will explore how space is becoming a vital field for the advancement of communication, networking, and computing technologies in 5G and 6G networks. Particularly, we will examine the integration of terrestrial networks with low Earth orbit (LEO) satellites. We will discuss recent work that is taking communication networks and computing resources beyond Earth’s surface, opening new possibilities for global connectivity and improvement of different services and applications, particularly for enhanced mobile broadband (eMBB) and massive machine-type communications (mMTC) use cases. These advancements promise not only to improve communication around the globe but are also fundamental for improving service experience and network operation. The talk will be concluded with some research challenges and opportunities in this emerging and exciting topic.

Carlos Alberto Astudillo Trujillo is an Assistant Professor at the Institute of Computing (IC), University of Campinas (UNICAMP), Brazil. He obtained the MSc and PhD degrees in Computer Science from IC/UNICAMP and the BEng degree in Electronics and Telecommunications Engineering from the University of Cauca, Colombia. He has been recognized with multiple national and international awards for his contributions to optical and radio access networks. These include two best paper awards at IEEE international conferences and top honors in thesis and dissertation contests at recognized events, such as the CSBC, SBRC, and CLEI. His current research focuses on the enhancement of network protocols and resource allocation mechanisms for the Internet of Things in 5G and 6G networks. In addition, he is interested in the application of machine learning to seismic data analysis, communications, and networking.

 


Inteligência Artificial com Dados Privados: Desafios e Oportunidades

Allan Mariano de Souza 

IC-UNICAMP

Dia 11/10 às 14 - Auditório IC-3

Resumo: Com o crescimento exponencial da coleta de dados sensíveis e a vigência de regulamentações como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurar a privacidade dos indivíduos tornou-se um aspecto crucial nas aplicações de Inteligência Artificial. Nesse contexto, um dos grandes desafios é desenvolver formas de treinar modelos de aprendizado de máquina sem comprometer a confidencialidade dos dados. Uma das soluções mais inovadoras é o Aprendizado Federado, uma técnica que permite o treinamento de modelos diretamente nos dispositivos dos usuários, mantendo os dados localmente e, assim, minimizando os riscos de vazamentos e violações de privacidade, em conformidade com a LGPD. Nesta palestra, serão exploradas as principais técnicas, desafios e oportunidades de aplicação do Aprendizado Federado em diferentes cenários, destacando seu papel na construção de soluções de IA mais seguras.

Minibio: Allan é professor no Instituto de Computação da UNICAMP e Pesquisador Associado no Hub de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas (H.IAAC). Ele possui Mestrado em Ciência da Computação pelo IC-UNICAMP e Doutorado também em Ciência da Computação pelo IC-UNICAMP, com cotutela pela Universidade de Berna, na Suíça. Ao longo de sua carreira acadêmica, Allan publicou diversos artigos em periódicos e conferências de renome, recebendo prêmios significativos por suas contribuições, incluindo o Prêmio Capes de Teses e o primeiro lugar em Concursos de Teses e Dissertações da Sociedade Brasileira de Computação, tanto por sua dissertação de mestrado quanto por sua tese de doutorado. Seus principais interesses de pesquisa englobam inteligência artificial, sistemas distribuídos e redes de computadores.

 


Habilidades não Técnicas: Importância e como Desenvolvê-las

Anita Nascimento
CW24

Dia 04/10 às 14h - Auditório do IC-3

Mini Bio: Executiva de TI, Coach Life & Professional, Mentora de Carreira, Mais de 30 anos de Conhecimento / Vivência e Experiência no Mundo Corporativo. Graduada em Análise de Sistemas e Pós-graduada em Administração e Estratégia Corporativa. Esposa do Francisco José, mãe do Luccas e da Júlia, avó do pequeno Levizinho de quase 1 ano, e com duas PETs pegas das ruas: Lua e Sol. Adoro Vinho, Ler, Filmes, GENTE, viajar, conversar, passear, estar com minha família, familiares e amigos…. “Detesto” Autoritarismo, Injustiça, Hipocrisia, Falta de Respeito e a famigerada “Lei de Gerson”.

 


 

Desvendando o Potencial e os Limites de IA/ML em Redes de Comunicação na Era dos Planos de Dados Programáveis

Prof. Luciano Paschoal Gaspary, INF-UFRGS

Dia 27/09 às 14h - Auditório do IC-3

Resumo:Nos últimos anos, testemunhamos enormes avanços nas técnicas de Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (ML) e sua ampla adoção em quase todos os campos da sociedade. Na área de redes de comunicação não é diferente. A comunidade de pesquisa vem buscando explorar oportunidades para conceber soluções inovadoras utilizando IA/ML (classificação de tráfego, deteção de intrusões etc.). Os Planos de Dados Programáveis <200b><200b>(PDPs) surgem nesse contexto como uma abordagem promissora para realizar processamento de IA/ML de baixa latência e “por pacote”, i.e., com potencial de alta acurácia. Nesta palestra, abordaremos como a IA/ML e a programabilidade do plano de dados podem trabalhar lado a lado para resolver problemas de gerenciamento e operação de redes e serviços. Revisitaremos brevemente o progresso, as lições aprendidas e os desafios de projetar soluções inovadoras de gerenciamento baseadas em IA/ML em PDPs. Também discutiremos trabalhos em andamento e oportunidades de pesquisa e de desenvolvimento na área.

Bio:Luciano Paschoal Gaspary é doutor em Ciência da Computação (UFRGS, 2002). Atua como vice-diretor do Instituto de Informática (INF) da UFRGS e professor titular no Departamento de Informática Aplicada do INF. Integra o corpo permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC/UFRGS). É bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1D do CNPq. Além de suas atividades na UFRGS, atuou, entre 2019 e 2022, como Editor-in-Chief do Springer Journal of Network and Systems Management (JNSM). Entre 2008 e 2014 atuou na diretoria do Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC). Entre julho de 2009 e julho 2013 exerceu a função de diretor administrativo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). No âmbito da SBC, atuou ainda, entre 2006 e 2010, como coordenador e vice-coordenador da Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (CE-SEG). O Prof. Gaspary desenvolve atividades de pesquisa nas áreas de redes de computadores, gerenciamento de redes e segurança de sistemas computacionais. Em 2023, foi agraciado pela IEEE Communications Society com o prestigioso Dan Stokesberry Award, em reconhecimento por suas contribuições técnicas para o desenvolvimento da área de gerência de redes e serviços. Sua produção ultrapassou a marca de 160 artigos completos publicados em veículos internacionais qualificados. Possui um histórico de atuação ativa em suas áreas de pesquisa, caracterizado por: participação em comitês de programa de simpósios importantes, nacionais e internacionais, envolvimento direto com a organização de eventos científicos e revisão de artigos submetidos a diversos periódicos internacionais. Especificamente na organização de eventos, entre outras participações, foi coordenador geral do IEEE LANOMS 2005, SBSeg 2008, SBRC 2010 e CNSM 2014 e coordenador do comitê de programa do SBSeg 2009, IFIP/IEEE DSOM 2009, IEEE/IFIP NOMS 2012, SBRC 2014, SEMISH 2016, CTD 2019, SBSeg 2019 e SEMISH 2024. Gaspary tem se destacado, ainda, na formação de recursos humanos e na captação/execução de projetos de pesquisa. Além de supervisões em andamento, completou a orientação de diversos pós-doutorados, teses de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos de iniciação científica. Tem coordenado ou participado de vários projetos com financiamento de agências de fomento (como National Science Foundation, Comunidade Europeia, CYTED, CNPq, CAPES, FAPESP e FAPERGS) e colaboração técnica de empresas (como HP Labs Palo Alto/Bristol e RNP). É membro da SBC e do IEEE (Senior). Informações adicionais sobre o Prof. Gaspary podem ser encontradas em https://www.inf.ufrgs.br/~paschoal/.

 


Minhas seis décadas de computeiro: 1962 a 2024

Tomasz Kowaltowski (IC - UNICAMP)

Dia 20/09 às 14h - Auditório do IC-3

Tomasz Kowaltowski é formado em engenharia eletrônica pela Escola Politécnica da USP, em 1966, com doutorado em Ciência da Computação (1973) pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Foi docente da USP de 1967 a 1977 e da Unicamp de 1977 a 2001. De 1996 a 2001 foi o primeiro Diretor do Instituto de Computação (IC) da Unicamp -- antigo Departamento de Ciência da Computação. Aposentado desde 2002, foi colaborador voluntário até 2023. Seus interesses incluem projeto e implementação de linguagens de programação, estruturas de dados e algoritmos para processamento de línguas naturais, e educação em computação. É autor de três livros em português e de vários artigos em revistas.

Minhas seis décadas de computeiro: 1962 a 2024

Tomasz Kowaltowski (IC - UNICAMP)

Dia 20/09 às 14h - Auditório do IC-3

Tomasz Kowaltowski é formado em engenharia eletrônica pela Escola Politécnica da USP, em 1966, com doutorado em Ciência da Computação (1973) pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Foi docente da USP de 1967 a 1977 e da Unicamp de 1977 a 2001. De 1996 a 2001 foi o primeiro Diretor do Instituto de Computação (IC) da Unicamp -- antigo Departamento de Ciência da Computação. Aposentado desde 2002, foi colaborador voluntário até 2023. Seus interesses incluem projeto e implementação de linguagens de programação, estruturas de dados e algoritmos para processamento de línguas naturais, e educação em computação. É autor de três livros em português e de vários artigos em revistas.

 



          

 



Offloading and disaggregation for telecom operators: definitions, challenges, and research opportunities

Fábio Luciano Verdi 
Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) 

Dia 13/9 às 14h - Auditório do IC-3

Abstract: Currently CPU is meeting its limitation with the slow down of Dennard scaling and Moore's Law, and, as a consequence, the advancement of general-purpose processors does not keep up with the growth of data and other resources, such as networking and storage. As a solution, the use of accelerators began, which are being used on a large scale in current data centers. In this heterogeneous environment, the process of transferring certain tasks or operations from a main system or device to another system or auxiliary device is common, in order to improve the performance, efficiency or capacity of the main system, which is called offloading. The practice of offloading highlighted the importance of using specialized components to perform specific tasks more efficiently, which in turn underscores the need for flexible and modular architectures. Thus, the concept of disaggregation was born, where all computing resources are centered on servers, and moving towards the era of the disaggregated and programmable data center, where each type of resource is disaggregated and works in an independent pool. This will facilitate the implementation, scalability, availability, and management of resources. However, although we already have examples of end-to-end disaggregated systems, there are many challenges and research opportunities. This keynote will present a few concepts and highlight the ongoing work being done by the community.

Short bio: Fábio Luciano Verdi é Professor Associado IV do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Sorocaba. Tem trabalhado com data centers, computação em nuvem, SDN e dataplane programabilidade, liderando diversos projetos nacionais e internacionais. Fez mestrado no IC e doutorado na FEEC, ambos na Unicamp. Realizou estágio de Pós-doutorado na Unicamp de 2006 a 2008 e na KTH em 2021

 


Ciência de Dados e IoT: Aplicações em Cenários Reais

Luis Fernando Gonzalez 
H.IAAC - Instituto de Computação

Dia 30/8 às 14h - Auditório do IC-3

Resumo

Minhas seis décadas de computeiro: 1962 a 2024

Tomasz Kowaltowski (IC - UNICAMP)

Dia 20/09 às 14h - Auditório do IC-3

Tomasz Kowaltowski é formado em engenharia eletrônica pela Escola Politécnica da USP, em 1966, com doutorado em Ciência da Computação (1973) pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Foi docente da USP de 1967 a 1977 e da Unicamp de 1977 a 2001. De 1996 a 2001 foi o primeiro Diretor do Instituto de Computação (IC) da Unicamp -- antigo Departamento de Ciência da Computação. Aposentado desde 2002, foi colaborador voluntário até 2023. Seus interesses incluem projeto e implementação de linguagens de programação, estruturas de dados e algoritmos para processamento de línguas naturais, e educação em computação. É autor de três livros em português e de vários artigos em revistas.

 



: Nesta apresentação será trabalhada a exploração da interface entre a Ciência de Dados e a Internet das Coisas (IoT), com um enfoque em casos de uso reais, em diversas indústrias e ambientes. Serão apresentados e discutidos exemplos concretos de aplicações de IoT em escritórios inteligentes, restaurantes, estações rádio-base e
            até em indústrias pesadas. O seminário abordará como a análise de dados pode ser utilizada para otimizar operações, melhorar a eficiência e aumentar a segurança nesses contextos.
          

Short-bio: Possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado no Hub de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas no Instituto de Computação da mesma universidade. Atualmente trabalha com aprendizado distribuído, principalmente com Aprendizado Federado. Atuou em projetos de IoT e Cidades Inteligentes como co-fundador da startup Konker, onde trabalhou com pesquisa e desenvolvimento de soluções de IoT, desenhando e implementado sensores, sistemas de aquisição de dados e algoritmos para análise de dados, baseados em técnicas analíticas e aprendizado de máquina.

 


Gerenciamento e Orquestração de Network Slices

Augusto Neto
DIMAp - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Dia 23/8 às 14h - Auditório do IC-3

Resumo: O advento do 5G e do network slicing introduziu novos desafios na gestão e orquestração eficiente de recursos de rede para atender a diversas necessidades de serviço. Abordagens tradicionais de gerenciamento de recursos de rede são inadequadas para a natureza dinâmica e heterogênea dos slices 5G. Esta palestra tem como objetivo discutir abordagens emergentes e tendências futuras de Gerenciamento e Orquestração (MANO) de slices de redes 5G e suas sucessoras. No final, serão apresentadas as iniciativas de pesquisa do orador e resultados experimentais sobre o tema abordado.

Short-Bio: Dr. Augusto Neto é Professor Associado no Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com especialização em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Ele é Senior Member do IEEE e Distinguished Lecturer da IEEE ComSoc para o período de 2023-2024. Doutor pela Universidade de Coimbra (UC), Portugal, no Departamento de Engenharia Informática (DEI), ele passou dois anos como pesquisador visitante no IT Aveiro. Dr. Augusto Neto é autor e coautor de mais de 200 artigos publicados em conferências e revistas de destaque, incluindo 4 patentes, com foco em redes e telecomunicações. Seus interesses de pesquisa abrangem um amplo espectro, incluindo redes móveis, computação móvel, computação em nuvem, IoT, SDN e espaços inteligentes.

 


Introdução à Computação Confidencial

Leonardo Garcia (Linaro)

Dia 16/8, às 14h no Auditório do IC-3

Descrição: A Computação Confidencial é uma tecnologia de segurança e privacidade que protege os dados durante o seu uso, ou seja, durante a execução do processamento. Em conjunto com as tecnologias de cifragem usadas durante o armazenamento (dados em descanso) e durante a transmissão via redes (dados em trânsito), a computação confidencial vem completar esta tríade para que os dados estejam protegidos durante toda a sua existência.

Mini-bio: Engenheiro de computação formado na Unicamp, com mestrado em Ciências da Computação pelo Instituto de Computação da Unicamp, Leonardo Garcia tem mais de 20 anos de experiência. Trabalhou em várias áreas, desde microcontroladores com redes CAN a desenvolvimento web. Desenvolveu aplicações web para celulares antes dos smartphones serem inventados. Nos últimos 15 anos, tem focado em Linux, virtualização e servidores. Trabalhou por mais de uma década com servidores Power na IBM e há quase 3 anos é responsável pelo grupo de Data Centers na Linaro.

 


Redes e Internet Quânticas: Progressos Recentes e Perspectivas 
no Brasil

Antônio Jorge G. Abelém (Universidade Federal do Pará - UFPA)

Dia 9/8, às 14h no Auditório do IC-3

As redes quânticas permitem novas capacidades para sistemas de comunicação. Isso possibilita às partes gerar emaranhamento quântico a longas distâncias, o que serve para várias tarefas, incluindo a geração de chaves criptográficas compartilhadas entre várias partes, cuja segurança depende apenas das leis da física, computação quântica distribuída, sensoriamento quântico, computação quântica com dados criptografados e leilões privados seguros, entre outras. No entanto, os sinais quânticos são frágeis e, em geral, não podem ser copiados ou amplificados. Para viabilizar o uso em larga escala e o desenvolvimento de aplicações, é essencial desenvolver métodos que permitam que protocolos quânticos se conectem à implementação do hardware subjacente de maneira transparente e que tomem decisões rápidas e reativas para gerar emaranhamento na rede, mitigando as limitações de vida útil dos qubits. Este seminário apresenta os principais conceitos, desafios e oportunidades de pesquisa em redes e Internet quânticas.

Short-bio: Professor titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), lotado na Faculdade de Computação e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Pesquisador de produtividade em desenvolvimento tecnológico do CNPq. Coordena o Grupo de Pesquisa em Redes de Computadores e Comunicação Multimídia (GERCOM), a partir do qual coordena e participa de projetos de pesquisa e desenvolvimento de âmbito nacional e internacional. Atuou com pesquisador visitante no exterior em UMass-Amherst (EUA), no período de 09/2019 a 08/2020, quando começou a investigar redes e internet quânticas.

 


A Ciência Aberta e as novas políticas de dados para a pós-graduação da 
Unicamp

Claudia Bauzer Medeiros (IC/UNICAMP)

Dia 2/8, às 14h - Auditório do IC-3

A Ciência Aberta (Open Science) vem crescendo em todo o mundo,fazendo parte de iniciativas para promover o avanço da pesquisa em todas as áreas do conhecimento. O termo se refereao conjunto de políticas e ações de disseminação do conhecimento, por meios digitais, para que todos os procedimentos, metodologias, software, dados associados à pesquisa científica sejam acessíveis a todos, passíveis dereutilização e de reprodução.

Um dos eixos principais da Ciência Aberta é a gestão adequada dosdados pesquisa. Esta gestão deve ser planejada desde a concepção de um projeto, ecobrirtodas as atividades associadas a coleta, curadoria, análise e preservação.Em muitos contextos, os próprios dados passaram a ser valorizados como uma publicação "per se".

A UNICAMP vem acompanhando as iniciativas mundiais, com apoio à disponibilização de publicações, dados e software em repositórios institucionais. A partir de dezembro de 2024, defesas de doutorado só serão homologadas se os dados produzidos forem depositados no seu Repositório de Dados (REDU). O mesmo vale para mestrados a partir de meados de 2025.

A palestra irá abordar os seguintes tópicos: - O que são repositórios de dados e suas principais diferenças com repositórios depublicações? - Como citar dados publicados? - Como cadastrar e inserir dados no REDU? - E a homologação, como fica?

Short-bio: Claudia Bauzer Medeiros is full professor of databases at the Institute of Computing, University of Campinas (Unicamp), Brazil. She holds a degree in Electrical Engineering (1976) and an MSc degree in Computer Science (1979) from PUC-Rio, Brazil and a PhD in Computer Science from the University of Waterloo, Canada (1985). For the past 20 years, she has been working as a visiting professor at the University Paris-Dauphine, France. She has received Brazilian and international awards for research, teaching, and also for her work in fostering the participation of women in IT-related activities.

Her research is centered on the design and development of scientific databases. Her main interests lie in facing the challenges posed by large, real world applications, which require handling distributed and very heterogeneous data sources. In particular, she has coordinated large multidisciplinary projects, in Brazil, involving applications in agro-environmental planning and biodiversity. Data to be handled include, among others, sensor data streams, satellite images, photos, videos, sound and all kinds of textual sources. She has also coordinated research projects in scientific data management, workflow systems and geographic information, in cooperation with universities and research labs in Brazil, Germany and France.

She is a Commander of the Brazilian Order of Scientific Merit, Dr. Honoris Causa from the University Antenor Orrego, Peru (2007), and Dr. Honoris Causa from the University Paris-Dauphine, France (2015). In 2018, elected for the Council of the Research Data Alliance, and as Member at Large of the Council of the ACM. In 2018, elected as a Member of the Brazilian Academy of Sciences. In 2020, elected member of the WDS Council. In 2021, elected member of the TWAS (World Academy of Sciences).

 


Instituto de Computação - Unicamp