Instituto de Computação
Série de seminários
Coordenador: Edmundo Roberto Mauro Madeira

 


Modelos Multimodais: O que são? Do que se alimentam?
Helena Maia
HIAAC/UNICAMP - IC/UNICAMP

Dia 04/04 às 14h - Auditório do IC-3

Resumo: Os seres humanos normalmente recorrem a múltiplas formas de estímulos para comunicação, como gestos, imagens e sons. De maneira semelhante, a exploração de combinações de dados de diferentes naturezas surge como uma abordagem natural para enriquecer as representações nos modelos de aprendizado de máquina, levando ao desenvolvimento dos chamados "modelos multimodais". Esta palestra irá introduzir o conceito de modelos multimodais, com especial ênfase no modelo CLIP e seus desdobramentos. Além disso, abordarei as premissas fundamentais que sustentam o funcionamento desse tipo de modelo e como elas se refletem nos dados. Dentro deste contexto, também discutirei alguns tópicos de pesquisa do grupo de Processamento de Linguagem Natural do Hub de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas (H.IAAC), que estão diretamente relacionados ao tema.

Bio curta: Helena Maia é pesquisadora em pós-doutorado do Hub de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas (H.IAAC), no Instituto de Computação (IC) da UNICAMP, em parceria com o Instituto Eldorado e Softex, e apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) do Brasil. No H.IAAC, a pesquisadora faz parte do grupo de Processamento de Linguagem Natural. Suas áreas de atuação incluem Processamento de Linguagem Natural, Visão Computacional e Aprendizado de Máquina. Possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e doutorado em Ciência da Computação pela UNICAMP.

 


Tópicos de Pesquisa em Redes Móveis de Nova Geração: projetos
OpenRAN@Brasil e Brasil 6G
José F. de Rezende - RNP/UFRJ
Dia 28/03 às 14h - Auditório do IC-3

Resumo: Nesta palestra, serão apresentados os projetos OpenRAN@Brasil e Brasil 6G, algumas das linhas de pesquisa de atuação dos pesquisadores envolvidos, as oportunidades e os desafios encontrados.

Short-bio: José F. de Rezende possui graduação em Engenharia Eletrônica e mestrado em Engenharia Elétrica, ambos pela UFRJ, e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Paris VI (agora parte da Sorbonne Université). Atualmente, é Professor do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ e assessor acadêmico-científico na RNP. Atua nos seguintes temas de pesquisa: SDN, comunicação sem fio, redes 5G/6G, redes ópticas, plataformas experimentais e avaliação de desempenho.

 


Aplicações Inteligentes no Contínuo Computacional da Internet das Coisas
Carlos Kamienski -Universidade Federal do ABC (UFABC)
Dia 21/3 às 14h - Auditório do IC-3

Resumo: As aplicações inteligentes para a Internet das Coisas (IoT) têm criado uma demanda por arquiteturas, infraestrutura, plataformas, modelos de desenvolvimento de software e estratégias de implantação (deployment). Mesmo em sistemas com objetivos semelhantes, a infraestrutura distribuída necessária para implementar o caminho fim a fim pode variar de acordo com características, requisitos, limitações, contextos específicos e preferências dos envolvidos (stakeholders). Adota-se aqui o termo IoTinuum (IoT Computing Continuum) para designar o contínuo geográfico e computacional que cobre o caminho horizontal fim a fim dos dados, iniciando nos sensores, passando por estágios intermediários na borda da rede (névoa, bruma) e chegando até a nuvem. Essa palestra tem por objetivo explorar os conceitos e o espaço de pesquisa, desenvolvimento e inovação existentes no IoTinuum.

Short bio: Carlos Kamienski é professor titular de Ciência da Computação na Universidade Federal do ABC (UFABC, Brasil). Por oito anos, ele liderou a Unidade de Pesquisa Estratégica NUVEM, composta por professores e alunos trabalhando em sociedades inteligentes, sensações virtuais, mobilidade conectada, computação extrema e universos integrados. Foi o coordenador brasileiro do SWAMP de 2017 a 2021, um projeto de pesquisa colaborativo UE-Brasil que desenvolveu métodos e abordagens baseados em IoT para gerenciamento inteligente de água em irrigação de precisão. De maio de 2023 a abril de 2024, foi pesquisador visitante no IoT-Prism Lab da Universidade de Bolonha. Desde janeiro de 2025, é o coordenador brasileiro do projeto SMART em cooperação com a China, que almeja desenvolver e implantar plataformas confiáveis no IoTinuum para a agricultura. Seus interesses de pesquisa atuais incluem Internet das Coisas, Contínuo Computacional, agricultura inteligente e cidades inteligentes.

 


Uma experiência na utilização radical de IA Generativa/assistentes de programação no ensino de Introdução à Programação
Jaques Wainer (IC-UNICAMP)
Dia 14/3 às 14h, Auditório do IC-3

Resumo: Eu acredito que a IA Generativa, em particular seu uso como assistentes de programação, é uma ameaça existencial à forma como ensinamos alunos a programar. Nesta palestra, apresentarei a experiência de ensinar Introdução à Programação (MC102) para 2 turmas em 2024 que assume que os alunos vão e devem usar esses assistentes de programação. Discutirei as lições aprendidas nessas experiências, e algumas comparações entre os alunos dessas duas turmas e seus colegas nas turmas que cursaram as versões tradicionais de MC102. Além desta experiência específica, espero poder iniciar uma discussão sobre os riscos e benefícios de uma utilização mais radical de IA generativa no ensino de computação no IC/Unicamp. Esta pesquisa foi feita com Rodolfo Jardim de Azevedo e Roberto Massi de Oliveira.

Bio: Jacques Wainer é professor titular do Instituto de Computação da UNICAMP. Ele orienta e faz pesquisa em diferentes áreas da computação, como: inteligência artificial, sistemas colaborativos, informática na saúde, bibliometria, impactos sociais da computação e educação em computação. Ele está listado entre os 200.000 cientistas mais influentes do mundo segundo Elsevier/Stanford, e é listado entre os 40 mais importantes pesquisadores brasileiros em Computação, segundo a Research.com.

 


Introdução à Mineração de Processos
Luciana Barbieri (IC-UNICAMP)
Dia 7/3 às 14h, Auditório do IC-3

Mineração de processos é um conjunto de técnicas analíticas que utiliza dados de eventos (logs) gerados por sistemas para descobrir, monitorar e aprimorar processos. Trata-se da conexão entre as disciplinas de mineração de dados e de gerência de processos de negócios (BPM), trazendo a perspectiva de processos à mineração de dados, e adicionando evidências encontradas em dados reais de sistemas à gerência de processos de negócios. Esta palestra abordará os principais conceitos e técnicas de mineração de processos, bem como o trabalho de pesquisa que vem sendo desenvolvido para conectar processamento de linguagem natural à mineração de processos como forma de democratizar seu acesso por usuários não técnicos.

Luciana Barbieri é aluna de doutorado em Ciência da Computação no Instituto de Computação da UNICAMP, pesquisando interfaces de linguagem natural para mineração de processos. Possui mestrado em Ciência da Computação pelo IC-UNICAMP, com ênfase em aprendizado de máquina e processamento de imagens, e pós-graduação em e-Business pela FGV. É formada em Engenharia de Computação também pelo IC-UNICAMP, tendo atuado em desenvolvimento de software e gerência de projetos na IBM, Nortel Networks e Daitan Group.

 


Aula apresentação
Dia 28/02 às 14h. Auditório do IC-3

Aula ministrada pelo Professor Edmundo, coordenador da disciplina.

 


 


Instituto de Computação - Unicamp