A Matemática Garante

Jorge Stolfi
02 de julho de 2020

Dados do problema

1. Na segunda-feira, Joãozinho traz 2 maçãs para a escola. Mariazinha traz 1 maçã, e Zezinho traz 3. A professora leva 3 maçãs para casa e deixa o resto na mesa.
  2. Na terça-feira, Joãozinho traz mais 3 maçãs, e Mariazinha traz 2. Zezinho não traz nada mas tira 3 da mesa e leva para casa. A professora leva outras duas para casa e deixa o resto na mesa.
  3. Na quarta-feira, Joãozinho não traz nenhuma e pega 1 da mesa. Mariazinha traz 3 e Zezinho traz 2. A professora come 1 no recreio e leva 1 para casa.
  4. Na quinta-feira, Joãozinho traz 5 maçãs, Mariazinha e Zezinho levam 2 cada, e a professora leva tantas maçãs quantas o Zezinho trouxe na segunda, menos uma.
  5. Na sexta-feira, Joãozinho traz 1 maçã, Mariazinha traz 3, e Zezinho não leva nada. A professora leva para casa metade das maçãs que estão na mesa, e dá todas as que restaram para Mariazinha, menos 2 cada para os dois meninos.

Questão

No total, ao longo dessa semana, as três crianças levaram para casa mais maçãs do que trouxeram para a escola, ou menos?

Last edited on 2020-07-23 23:22:23 by stolfi