// Versão Final do Projeto - Relógio de Sol // Data 0 19/01/01 // Camila Rodrigues // ************************************************************************************************************************************ // DENTRO DA PASTA QUE CONTÉM O .POV E .GIF DE 19/01/01, EXISTE TAMBÉM UM ARQUIVO CHAMADO DESCREVE.TXT QUE CONTÉM // A DESCRIÇÃO DE TODAS AS ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO //************************************************************************************************************************************* #include "colors.inc" #include "textures.inc" camera { location <0.6, 5,-5.7> look_at <0,-1.8,1.5> angle 31 } light_source { <29, 18, -28> color White } plane { y, -7 // Plano que irá definir a grama sobre a qual a base do relógio repousa texture { pigment { color Green } normal { bumps 0.2 scale 0.1 } } } // @@@@@@@@@@@ Definindo o Pedestal do Relógio @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ #declare pedestal = box{ <-1, 0, -1>, <1, .05 ,1> pigment { gradient y scale .2 } texture { pigment {color rgb <0.8,0.55,0.3>} normal { bumps 0.7 scale 1.3 } } } // @@@@@@@@@@@@ Definindo a Ponta de Ferro do Relógio, a ponta de ferro que permanece na vertical e faz a sombra sobre os ponteiros #declare pontadeferrorelogio = cylinder{ <0,0,0>, <0,1,0> , 0.035 pigment{Yellow} } prism { conic_sweep linear_spline -1, // height 1 - Altura ( no eixo y) da base superior do prisma -1.5, // height 2 - Altura (no eixo y) da base inferior do prisma 5, // 5 pontos = declaraçao dos 4 pontos que definem a base do prisma + 1 ponto de controle <1,1>,<-1,1>,<-1,-1>,<1,-1>,<1,1> //rotate <180, 0, 0> scale <1, 2, 1>// Eh este scale que dá ao prisma sua aparencia final com a base inferior maior que a base superior pigment { gradient y scale .2 } // pigmento que dá a graduaçao tipo escada do prisma translate <0, 2, 0> } // Definindo os ponteiros do relógio, observa-se que estes foram declarados como texto, e a sua correta // localizaçao exatamente SOBRE a superfície do pedestal, foi conseguida testando-se empiricamente os diferentes tipos // de espessura da letra text { ttf "timrom.ttf" "XII" 0.5, 0 // Ponteiro base que foi utilizado como base para permitir a rotação dos outros pigment { White } translate <-.7, 0, 0> rotate < 90, 0, 0 > translate < 0, .1, -.3 > scale < .2, 1, .2 > translate < 0, 0, .8> } text { ttf "timrom.ttf" "I" 0.5, 0 pigment { White } translate <-.7, 0, 0> rotate < 90, 0, 0 > translate < 0, .1, -.3 > scale < .2, 1, .2 > translate < 0, 0, .8> rotate < 0, 30, 0 > // Tendo como base o ponteiro de XII, o ponteiro da I se encontra a 30 graus deste } text { ttf "timrom.ttf" "II" 0.5, 0 pigment { White } translate <-.7, 0, 0> rotate < 90, 0, 0 > translate < 0, .1, -.3 > scale < .2, 1, .2 > translate < 0, 0, .8> rotate < 0, 60, 0 > // Tendo como base o ponteiro de XII, o ponteiro da II se encontra a 60 graus deste } text { ttf "timrom.ttf" "III" 0.5, 0 pigment { White } translate <-.7, 0, 0> rotate < 90, 0, 0 > translate < 0, .1, -.3 > scale < .2, 1, .2 > translate < 0, 0, .8> rotate < 0, 90, 0 > // Tendo como base o ponteiro de XII, o ponteiro da III se encontra a 90 graus deste } text { ttf "timrom.ttf" "IV" 0.5, 0 pigment { White } translate <-.7, 0, 0> rotate < 90, 0, 0 > translate < 0, .1, -.3 > scale < .2, 1, .2 > translate < 0, 0, .8> rotate < 0, 120, 0 > // Tendo como base o ponteiro de XII, o ponteiro da IV se encontra a 120 graus deste } text { ttf "timrom.ttf" "V" 0.5, 0 pigment { White } translate <-.7, 0, 0> rotate < 90, 0, 0 > translate < 0, .1, -.3 > scale < .2, 1, .2 > translate < 0, 0, .8> rotate < 0, 150, 0 > // Tendo como base o ponteiro de XII, o ponteiro da V se encontra a 150 graus deste } text { ttf "timrom.ttf" "VI" 0.5, 0 pigment { White } translate <-.7, 0, 0> rotate < 90, 0, 0 > translate < 0, .1, -.3 > scale < .2, 1, .2 > translate < 0, 0, .8> rotate < 0, 180, 0 > // Tendo como base o ponteiro de XII, o ponteiro da VI se encontra a 180 graus deste } text { ttf "timrom.ttf" "VII" 0.5, 0 pigment { White } translate <-.7, 0, 0> rotate < 90, 0, 0 > translate < 0, .1, -.3 > scale < .2, 1, .2 > translate < 0, 0, .8> rotate < 0, 210, 0 > // Tendo como base o ponteiro de XII, o ponteiro da VII se encontra a 210 graus deste } text { ttf "timrom.ttf" "VIII" 0.5, 0 pigment { White } translate <-.7, 0, 0> rotate < 90, 0, 0 > translate < 0, .1, -.3 > scale < .2, 1, .2 > translate < 0, 0, .8> rotate < 0, 240, 0 > // Tendo como base o ponteiro de XII, o ponteiro da VII se encontra a 240 graus deste } text { ttf "timrom.ttf" "IX" 0.5, 0 pigment { White } translate <-.7, 0, 0> rotate < 90, 0, 0 > translate < 0, .1, -.3 > scale < .2, 1, .2 > translate < 0, 0, .8> rotate < 0, 270, 0 > // Tendo como base o ponteiro de XII, o ponteiro da IX se encontra a 270 graus deste } text { ttf "timrom.ttf" "X" 0.5, 0 pigment { White } translate <-.7, 0, 0> rotate < 90, 0, 0 > translate < 0, .1, -.3 > scale < .2, 1, .2 > translate < 0, 0, .8> rotate < 0, 300, 0 > // Tendo como base o ponteiro de XII, o ponteiro da X se encontra a 300 graus deste } text { ttf "timrom.ttf" "XI" 0.5, 0 pigment { White } translate <-.7, 0, 0> rotate < 90, 0, 0 > translate < 0, .1, -.3 > scale < .2, 1, .2 > translate < 0, 0, .8> rotate < 0, 330, 0 > // Tendo como base o ponteiro de XII, o ponteiro da XI se encontra a 330 graus deste } union{ object{pedestal} // Declaração Final do Relógio object{pontadeferrorelogio} }