// MC930 - Exemplo de main.pov para o trabalho final // Last edited on 2000-12-14 09:07:40 by mc726 // MONUMENTO #declare centro_do_monumento = < 0, 0, 30 >; #declare raiotopo = 3; #declare raiocaixa = 18; #declare topo = union{ cylinder{<0,0,5> <0,0,6> raiotopo+1 pigment{color rgb <0.8, 0.6, 0.2>}} cylinder{ <0,0,0> <0,0,5> raiotopo pigment{color rgb <0.7,0.9,1>}} translate <0,0,43> } #declare caixa = cylinder{ <0,0,0> <0,0,16> raiocaixa pigment{color rgb <1,1,1>} translate <0,0,27> } #declare pilastras = union{ cylinder{ <0,0,-2> <0,0,2> 1.3*raiotopo pigment{color rgb <1,1,1>}} box { <-2.5,-1, -32> <2.5, 1, 32> pigment{color rgb <1,1,1>} rotate <0,22,0> } box { <-2.5,-1, -32> <2.5, 1, 32> pigment{color rgb <1,1,1>} rotate <0,22,0> rotate <0,0,45> } box { <-2.5,-1, -32> <2.5, 1, 32> pigment{color rgb <1,1,1>} rotate <0,22,0> rotate <0,0,90> } box { <-2.5,-1, -32> <2.5, 1, 32> pigment{color rgb <1,1,1>} rotate <0,22,0> rotate <0,0,135> } box { <-2.5,-1, -32> <2.5, 1, 32> pigment{color rgb <1,1,1>} rotate <0,22,0> rotate <0,0,180> } box { <-2.5,-1, -32> <2.5, 1, 32> pigment{color rgb <1,1,1>} rotate <0,22,0> rotate <0,0,225> } box { <-2.5,-1, -32> <2.5, 1, 32> pigment{color rgb <1,1,1>} rotate <0,22,0> rotate <0,0,270> } box { <-2.5,-1, -32> <2.5, 1, 32> pigment{color rgb <1,1,1>} rotate <0,22,0> rotate <0,0,315> } } // PAVIMENTO #declare pavimento = plane{ z, -1 texture{ pigment{ checker color rgb < 0.80, 0.90, 1.00 >, color rgb < 0.20, 0.70, 1.00 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.05 specular 0.3 roughness 0.1 } } } // FUNDO //background{ color rgb < 0.90, 0.92, 0.95 > } // EIXOS #declare eixos_cartesianos = union { cylinder { <0,0,0> <50,0,0> 1 pigment { color rgb <1,0,0> } } cylinder { <0,0,0> <0,50,0> 1 pigment { color rgb <0,1,0> } } cylinder { <0,0,0> <0,0,50> 1 pigment { color rgb <0,0,1> } } } #declare monumento = //sera a union de varios objhetos... union{ object{topo} object{caixa} object{pilastras} translate <0,0,32> } //object { pavimento } object { pavimento } object{monumento} //object{pilastras} object{eixos_cartesianos} // CÂMARA #declare centro_da_cena = centro_do_monumento; #declare raio_da_cena = 38; #declare direcao_da_camera = vnormalize( < 3, 2, 1 > ); #declare dist_da_camera = 6.0 * raio_da_cena #declare pos_da_camera = centro_da_cena + dist_da_camera * direcao_da_camera; camera { location pos_da_camera right < -0.64, 0.00, 0.00 > up < 0.00, 0.48, 0.00 > sky z look_at centro_da_cena } // ILUMINAÇÃO #declare direcao_da_luz = vrotate(direcao_da_camera, < 10, 10, 10 >); #declare intens_da_luz = 1.25; light_source { 20 * raio_da_cena * direcao_da_luz color rgb intens_da_luz * < 1, 1, 1 > }