// Last edited on 2003-04-13 22:41:49 by stolfi // arquivo de descricao de cena para POV-ray // Laboratório 1 - MC930 - 1S/2003 // Marcelo Bello RA 992119 background{ color rgb < 0.6, 0.6, 0.6 > } #declare ctr = < 0.00, 0.00, 0.00 >; #declare cam = < 0.00, 5.00, -15.00 >; camera { location ctr + 1.2*cam right 1.2 * x up 0.9 * y sky y look_at ctr } light_source { ctr + 10*(vrotate(cam, 20*y) + 5*y) color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > } light_source { ctr + 10*(vrotate(cam, -70*y) + 7*y) color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > } #declare raioBola = 1; #declare coeficienteKBola = 5; #declare velocidadeHorizontalInicialBola = 16; #declare posicaoVerticalInicialBola = 0; #declare posicaoHorizontalInicialBola = -7; #declare velocidadeHorizontalBola = velocidadeHorizontalInicialBola; #declare deslocamentoHorizontalBola = velocidadeHorizontalBola*clock; #declare deslocamentoVerticalBola = 3 * abs(sin( 2*clock * 3.14159*2 )); #if ( mod(clock, 0.4) > 0.2 ) #declare raioBola = raioBola + 0.6 - mod(clock, 0.2)*3; #else #declare raioBola = raioBola + mod(clock, 0.2)*3; #end #declare bounce = text { ttf "arial.ttf" "Bounce" 0.2, 0 texture { pigment { color rgb <0.8 1.0 0.2> }} // estava faltando - acrescentado por stolfi } #declare corBola = < 0.6, 0.6, 1.0 >; #declare texturaBola = texture { pigment{ rgb corBola } } #declare chao = plane { y, -12.0 pigment { hexagon color rgb < 1.0, 1.0, 1.0 > color rgb < 1.0, 0.5, 1.0 > color rgb < 0.7, 0.7, 0.7 >} } #declare bola = sphere { < posicaoHorizontalInicialBola, posicaoVerticalInicialBola, 0 >, raioBola } union { object{ bola scale < 1, 1, 1 > texture { texturaBola } // estava faltando - acrescentado por stolfi translate < deslocamentoHorizontalBola, deslocamentoVerticalBola, 0 > } object{ bounce translate< -10.5 + ( clock + 1 )*6.5, 2.0, 0.0 > scale <2.0, 2.0, 2.0 >} object{ chao } }