// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-07-31 12:50:37 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 10.00, 5.00, 2.50 > // Posição do observador. right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e cor da luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e cor da luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = // Azul texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.40, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = // Amarelo texture { pigment { color rgb < 1.00, 1.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = // Verde texture { pigment { color rgb < 0.10, 1.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare encosto = box { < 0, 0, 0.8 >, < 1, 3, 2.8 > texture { tinta_C } } #declare assento = box { < 0, 0, 0.8 >, < 4, 3, -0.2 > texture { tinta_C } } #declare braco1 = cylinder { < 0, 0, 0.8 >, < 4.5, 0, 0.8 >, 0.50 texture { tinta_B } } #declare braco2 = cylinder { < 0, 3, 0.8 >, < 4.5, 3, 0.8 >, 0.50 texture { tinta_B } } #declare perna = cone { <2.4, 1.5, 0.6>, 1.2, <2.4, 1.5, -2.5>, 0.5 texture { tinta_A } } // Aqui está a cena, finalmente: difference { union { object { braco1 } object { braco2 } object { encosto } object { assento } object { perna } } }