// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-07-31 12:50:37 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 25.00, 40.00, 8.00 > // Posição do observador. right 1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 5.00, 0.00, 3.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { < 5.0, 40.0, 3.0 > // Posição da lâmpada. color rgb < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e cor da luz. } light_source { < 5.0, 5.0, -15.0 > // Posição da lâmpada. color rgb < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e cor da luz. } light_source { < 5.0, 5.0, 15.0 > // Posição da lâmpada. color rgb < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e cor da luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_azul = texture { pigment { color rgb < 0.0, 0.0, 1.0 > } } #declare tinta_preta = texture { pigment { color rgb < 0.0, 0.0, 0.0 > } } #declare tinta_amarela = texture { pigment { color rgb < 1.0, 1.0, 0.0 > } } #declare peh_esquerdo = cone { < 1.5, 1.5, 0.0 >, 1.5, < 1.5, 1.5, 2.0 >, 0.0 texture { tinta_preta } } #declare peh_central = cone { < 5.0, 8.5, 0.0 >, 1.5, < 5.0, 8.5, 2.0 >, 0.0 texture { tinta_preta } } #declare peh_direito = cone { < 8.5, 1.5, 0.0 >, 1.5, < 8.5, 1.5, 2.0 >, 0.0 texture { tinta_preta } } #declare assento = box { < 0.0, 0.0, 2.0 >, < 10.0, 10.0, 4.0 > texture { tinta_azul } } #declare encosto = torus { 3.0, 2.0 texture { tinta_amarela } translate <5.0, 1.5, 9.0> } // Aqui está a cena, finalmente: peh_esquerdo peh_central peh_direito assento encosto