#include "colors.inc" #include "textures.inc" // Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-07-31 12:50:37 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 20.00, 10.00, 4.00 > // Posição do observador. right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare bola = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 2.00 texture { tinta_A } } #declare furo = cylinder { < -1.00, -2.00, -2.00 >, < +1.00, +2.00, +2.00 >, 1.50 texture { tinta_B } } #declare pino = cylinder { < -2.00, +2.00, -1.00 >, < +2.00, -2.00, +1.00 >, 0.75 texture { tinta_B } } #declare assento = box { <0, 0, 0> , <8, 5, 1> pigment { color rgb <0, 0, 0> } } #declare encosto = box { <0, 0, 0> , <3, 5, 5.5> pigment { color rgb <0, 0, 0> } } #declare pe = cone { <4, 2.5, 0>, 1, <4, 2.5, -4>, 3 //texture {Jade} pigment { color rgb <1,0,0> } } #declare almof1 = cylinder { <3, 0, 1.5>, <8, 0, 1.5>, 0.5 pigment { color rgb <1, 0, 0> } } #declare almof2 = cylinder { <3, 5, 1.5>, <8, 5, 1.5>, 0.5 pigment { color rgb <1, 0, 0> } } // Aqui está a cena, finalmente: difference { union{ object {pe} object { almof1 } object { almof2 } object { assento } object {encosto} } }