// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-07-31 23:32:46 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location 0.80*< -14.00, 0.00, +20.00 > // Posição do observador. right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky y // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, -5.00, 2.50 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < -3.0, +20.0, +20.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -20.0, 0.0, +4.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.2 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 0.30, 0.30, 0.30 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.1 ambient 0.01 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 0.50, 0.50, 0.50 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.7 } } #declare bola = sphere { < 0.00, -1.00, 0.00 >, 2.20 texture { tinta_A } } #declare pino = cylinder { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 0.00, -5.00, 0.00 >, 0.5 texture { tinta_B } } #declare assento = box{ <2,-6,-0.25>, <-2,-5,5> texture {tinta_C} } #declare pino2 = cylinder { < 0.00, -5.10, 2.50 >, < 0.00, -9.00, 2.50 >, 0.5 texture { tinta_A } } #declare conepe = cone { < 0.00, -8.75,2.50>, 0.3 <0.00, -9.75,2.50>,3.2 texture {tinta_C} } //difference { //union { //object { bola } //object { pino } //} object { bola } object {pino} object{assento} object{pino2} object{conepe} //}