// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray
// Last edited on 2003-07-31 12:50:37 by stolfi

// ======================================================================
// CÂMERA 

camera {
  location  <  55, 35, 85 >  // Posição do observador.
  right     -1.0*x                 // Largura RELATIVA da imagem.
  up        0.75*y                 // Altura RELATIVA da imagem.      
  sky       y                      // Qual direção é "para cima"?
  look_at   <  25, 20, 10 >  // Para onde a câmera está apontando.
} 
// Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção
// que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile.

// ======================================================================
// FONTES DE LUZ

light_source {
  10 * < +50.0, +30.0, +50.0 >              // Posição da lâmpada.
  color rgb 1.2 * < 1,1,1 >   // Intensidade e corda luz.
} 

light_source {
  10 * < +50.0, -10.0, +10.0 >             // Posição da lâmpada.
  color rgb 0.8 * < 1,1,1 >   // Intensidade e corda luz.
} 

// ======================================================================
// DESCRIÇÃO DA CENA 

background{ color rgb < 0.75, 0.5, 0 > }

#declare raio = 2.000;

#declare amarelo = 
  texture {
    pigment { color rgb < 1, 1, 0 > }
    finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 }
}

#declare preto = 
   texture {
    pigment { color rgb < 0, 0, 0 > }
    finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 }
} 

#declare verde = 
  texture {
    pigment { color rgb < 0, 1, 0 > }
    finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 }
}

#declare azul = 
  texture {
    pigment { color rgb < 0, 0, 1 > }
    finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 }
}

#declare vermelho =
  texture {
    pigment { color rgb < 1, 0, 0 > }
    finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 }
}

box {
 < 16, 7, 30 >,
 < 34, 13, 10>  
  texture { amarelo }
}

box {
<10,7,30>,
<16,20,10>
  texture { preto }
}

box {
<34,7,30>,
<40,20,10>
  texture { verde }
}

cylinder {
 <25,20,10>,
 <25,20,4>,
 15
 texture { azul }
}

cone {
<37,7,33>,
3,
<37,20,33>,
0
texture { vermelho }
}

// Aqui está a cena, finalmente:

//difference { 
//  union {
//    object { bola } 
//    object { pino }
//  }
//  object { furo }
//}