// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-07-31 12:50:37 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 55, 35, 85 > // Posição do observador. right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky y // Qual direção é "para cima"? look_at < 25, 20, 10 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1,1,1 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1,1,1 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.5, 0 > } #declare raio = 2.000; #declare amarelo = texture { pigment { color rgb < 1, 1, 0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare preto = texture { pigment { color rgb < 0, 0, 0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare verde = texture { pigment { color rgb < 0, 1, 0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare azul = texture { pigment { color rgb < 0, 0, 1 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare vermelho = texture { pigment { color rgb < 1, 0, 0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } box { < 16, 7, 30 >, < 34, 13, 10> texture { amarelo } } box { <10,7,30>, <16,20,10> texture { preto } } box { <34,7,30>, <40,20,10> texture { verde } } cylinder { <25,20,10>, <25,20,4>, 15 texture { azul } } cone { <37,7,33>, 3, <37,20,33>, 0 texture { vermelho } } // Aqui está a cena, finalmente: //difference { // union { // object { bola } // object { pino } // } // object { furo } //}