// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-07-31 23:58:14 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #include "colors.inc" camera { location 1.05*< 8.00, 4.00, 20.00 > // Posição do observador. right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky y // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 1.00, 2.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare cor_encosto = texture { pigment { color Yellow } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cor_cabeceira = texture { pigment { color Red } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cor_assento = texture { pigment { color Blue } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cor_pe = texture { pigment { color Green } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare encosto = box { <-3, -1, 2>, // esquerda <3, 5, -1> // direita texture { cor_encosto } } #declare cabeceira = cylinder { <-3, 6, 1>, <3, 6, 1>, 1.5 texture {cor_cabeceira} } #declare assento = torus { 2.5, 1 translate 4.2*z texture { cor_assento } } #declare pe_esq = cone { <-3, -1, 5>, 0.5 <-3, -4, 5>, 2.0 texture { cor_pe } } #declare pe_dir = cone { <2, -1, 5>, 0.5 <2, -4, 5>, 2.0 texture { cor_pe } } // Aqui está a cena, finalmente: encosto cabeceira assento pe_esq pe_dir