// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-08-01 11:47:20 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < -2, -2, 7 > // Posição do observador. right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 10.00, 10.00, -7.0 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < -50.0, -3.0, +30.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -5.0, -40.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 0.500; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 1.0, 0.0, 0.0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_D = texture { pigment { color rgb < 0.0, 1.0, 0.0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } // Objetos #declare bola_esquerda = sphere { < 2.5, 1.7, 2.1 >, 0.35 texture { tinta_C } } #declare bola_direita = sphere { < 2.5, 3.3, 2.1 >, 0.35 texture { tinta_C } } #declare caixa_base = //OK box { <1, 1, 0>, <4, 4, 0.4> texture {tinta_A} } #declare acento = cylinder { < 2.5, 2.5, 0.40 >, < 2.5, 2.5, 1.80 >, 1.20 texture { tinta_D } } #declare caixa_encosto = box { <3.7, 1.4, 1.8>, <4, 3.6, 3.5> texture {tinta_B} } // Aqui está a cena, finalmente: union { object { bola_esquerda } object { bola_direita } object { caixa_base } object { caixa_encosto } object { acento } }