// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-07-31 12:50:37 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 9.00, -22.00, 6.00 > // Posição do observador. right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 3.00 > // Para onde a câmera está apontando. } /* camera { location < 0.00, -22.00, 0.00 > // Posição do observador. right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } camera { location < 26.00, 0.00,0.00 > // Posição do observador. right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 19.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } camera { location < 0.00, -3.00, 22.00 > // Posição do observador. right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, -3.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } */ // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, -30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.30 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare apoio_pe = sphere { < 0.00, -10.00, 1.00 >, 1.00 texture { tinta_B } } #declare encosto = box { < -3.00, +0.50, 0.00 >, < +3.00, -0.50, +6.00 > texture { tinta_B } } #declare assento = box { < -2.50, -6.50, 0.00 >, < +2.50, -0.50, +2.00 > texture { tinta_B } } #declare apoio_dir = cylinder { < -2.90,-7.00, +2.3 >, < -2.90,-0.50, +2.3 >, 0.5 texture { tinta_B } } #declare apoio_esq = cylinder { < +2.90,-7.00, +2.3 >, < +2.90,-0.50, +2.3 >, 0.5 texture { tinta_B } } // Aqui está a cena, finalmente: union { object {encosto} object {assento} object {apoio_dir} object {apoio_esq} object {apoio_pe} }