// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-10-14 17:58:39 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location 1.0*< 5.00, -1.00, 5.00 > // Posição do observador. right -0.60*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.80*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < 5.0, +30.0, +5.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -5.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cabeca = difference { sphere{ <0,0,0>,1 pigment{color rgb <1.0,0,0>} } } #declare tronco= union{ sphere { <0, 0, 0>, 1//cabeca translate -0.5*y pigment { rgb<1,0,0> } } cylinder { <0, 0, 0>,<0,1,0>, 1//corpo pigment { rgb<0,1,0> } } } #declare bracodir=difference{ cylinder{ <0,2,0>,<-4,2,0>,0.1 rotate <0,0,-45> //aplico rotate de -180*z e translate de 2*x e obtenho o braco esquerdo pigment{color rgb<0,0,1>} } object{tronco} } #declare pernadir = difference{ cylinder{ <0,0,0>,<0,2,0>,0.5 rotate <0,0,45> } object{tronco} pigment{rgb<1,0,0>} //aplico rotate de -90*z e translate de 0.5*x de obtenh a perna esquerda } #declare corpo=union{ object{tronco} object{bracodir} object{pernadir} object{pernadir rotate <0,-90,0> translate <0,0.5,0>} object{bracodir rotate<0,0,-90> translate <0,2,0>} } //faltou arrumar o braco object{corpo}