// Last edited on 2003-10-14 19:33:36 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 0.00, 0.00, 5.00 >; #declare camdir = < -10.00, 107.00, 30.00 >; camera { location ctr + 0.75*camdir // Posição do observador. right -0.60*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.80*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < 80.0, 100.0, 30.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -50.0, -30.0, 0.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare p1 = texture { pigment { color rgb < 0.40, 0.70, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare p2 = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.10, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.05 ambient 0.1 } } #declare p3 = texture { pigment { color rgb < 0.40, 0.40, 0.40 > } finish { diffuse 0.5 specular 1.0 roughness 0.05 ambient 0.1 } } #declare cabeca1 = torus { 4, 2.5 texture {p1} rotate <90,0,0>} #declare cabeca2 = cylinder {<0,0,2.5> <0,0,-2.5> 4 texture {p1}} #declare olho = sphere { <0,0,0> 1 texture {p2}} #declare pescoco = cylinder {<0,0,0> <0,0,14> 1 texture {p3}} #declare cabeca = union { union { object {cabeca1} object {cabeca2} object {olho translate <-4.6,4.6,0>} object {olho translate <4.6,4.6,0>} translate <0,0,14> } object {pescoco} } #declare arco = intersection { object {torus{16,1}} object {box{<-20,-20,0>,<0,20,20>}} texture {p3} } #declare pe = intersection { object { sphere {<0,0,0>, 2}} object { box {<-4,-4,0>,<4,4,4>}} texture {p1} } #declare perna = union { object {arco} object {pe translate <-16,0,0>} translate <0,0,-16> } #declare pernas = union { object {perna rotate <0,0,-45>} object {perna rotate <0,0,225>} } #declare mao = sphere {<0,0,0>,2 texture {p1}} #declare braco = union { object {arco} object {mao translate <-16,0,0>} translate <0,0,-16> } #declare bracos = union { object {braco rotate <45,0,0> rotate<0,-20,0>} object {braco rotate <45,0,0> rotate<0,-20,0> scale<-1,1,1>} } #declare haste = cylinder {<0,0,18> <0,0,0> 1 texture {p3}} #declare peito = sphere {<0,0,0> 4 texture {p1}} #declare quadril = sphere {<0,0,0> 2 texture {p1}} #declare tronco = union { object {haste} union { object {peito} object {bracos} translate <0,0,18> } object {quadril} } union { union { object {cabeca rotate <15,0,0>translate<0,0,18>} object {tronco} rotate <-20,0,0> } object {pernas} }