// Robô dançante - por Gilberto Sgarbi Filho - RA 001754 // Last edited on 2003-10-07 19:24:16 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 20, 10, 5 > // Posição do observador. right -0.60*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.80*z // Altura RELATIVA da imagem. sky y // Qual direção é "para cima"? look_at < 0, 0, 0 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e cor da luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e cor da luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = // Azul texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.40, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = // Amarelo texture { pigment { color rgb < 1.00, 1.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = // Verde texture { pigment { color rgb < 0.10, 1.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare vermelho = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare rosto = sphere { < 0, 4, 0 >, 2 texture { tinta_C } } #declare olho = cylinder { < -2, 5, 0.3>, < 2, 5, 1.2 >, 0.3 texture { tinta_B } } #declare chapeu = cone { <0, 8, 0>, 0, <0, 5.8, 0>, 1 texture { tinta_A } } #declare tronco = box { < 2, -2, -4 >, < -2, 2, 4 > texture { tinta_B } } #declare perna = cylinder { < 0, -2, 2>, < 0, -8, 2 >, 1 texture { tinta_B } } // Aqui está a cena, finalmente: union { difference { object { rosto } object { olho } // Olho esquerdo object { olho rotate 180*y } // Olho direito } object { olho rotate 120*x rotate -30*y translate <6,4,1> texture { vermelho } } // Braço esquerdo object { olho rotate -120*x rotate -10*y translate <3.5,3,1> texture { vermelho } } // Braço direito object { chapeu } object { tronco } object { perna } // Perna esquerda object { perna rotate 180*y} // Perna direita object { chapeu rotate 180*z translate <0,-2.5,-2> } object { chapeu rotate 180*z translate <0,-2.5,2> } }