// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-10-14 21:26:50 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 0.00, 5.00, 0.00 >; #declare camdir = < -10.00, 20.00, 70.00 >; camera { location ctr + 0.75*camdir // Posição do observador. right -0.60*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.80*y // Altura RELATIVA da imagem. sky y // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +0.0, +10.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.0 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, +50.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.5 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -50.0, +50.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.3 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -50.0, -50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.3 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -50.0, -50.0, -50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.3 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.3, 0.5, 0.7 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare preto = texture { pigment { color rgb < 0.3, 0.3, 0.3 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare braco = cylinder { < 0.0, 0.0, 0.0 >, < 6.0, 0.0, 0.0 >, 1.0 texture { tinta_A } } #declare cotovelo = sphere { < 7.00, 0.00, 0.00 >, 1.5 texture { tinta_B } } #declare tronco = cylinder { < 0.0, 10.0, 0.0 >, < 0.0, 0.0, 0.0 >, 4.0 texture { tinta_B } } #declare bracao = union { object { cotovelo translate <-6,0,0>} object { braco } object { cotovelo } union { object { braco } object { cotovelo translate <0,0,0>} rotate -15*z translate <8,0,0> } rotate -60*z translate <4,9,0> } #declare perna = union { object { cotovelo translate <-6,0,0>} object { braco } object { cotovelo } union { object { braco } object { cotovelo translate <0,0,0>} rotate -15*z translate <8,0,0> } rotate -60*z translate <2,-1,0> } #declare corpo = union { object { tronco } object { bracao } object { bracao scale -1*x } object { perna } object { perna scale -1*x } } #declare cab = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 3.00 texture { tinta_A } } #declare olho = cylinder { < 0.90, 1.60, 0.00 >, < 0.90, 1.60, 2.50 >, 0.4 texture { tinta_B } } #declare nariz = sphere { < 0.00, 0.00, 3.00 >, 0.7 texture { tinta_B } } #declare cabeca = union { difference { object { cab } object { nariz } } object { olho } object { olho scale <-1,1,1> } translate <-2,13,0> } #declare topo = cylinder { < 0.00, 0.50, 0.00 >, < 0.00, +7.00, 0.00 >, 2 texture { tinta_B } } #declare aba = cylinder { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 0.00, 1.00, 0.00 >, 5 texture { preto } } #declare chapeu = union { object { topo } object { aba } rotate -15*z rotate -15*x translate <-1, 15 ,0> } // Aqui está a cena, finalmente: //difference { // union { // object { bola } // object { pino } // } // object { furo } //} union { object { chapeu translate <2,1,0>} object { cabeca translate <2,1,0>} object { cotovelo translate <-7,10,0>} object { corpo translate <0,0,0>} }