// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-10-14 21:32:13 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 5.00, 1.50, 6.50 >; #declare camdir = < 20.00, -35.00, -30.00 >; camera { location ctr + 0.70*camdir // Posição do observador. right -0.60*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.80*y // Altura RELATIVA da imagem. sky -z // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, -30.0, -50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -50.0, -10.0, -10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare bola = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 2.00 texture { tinta_A } } #declare furo = cylinder { < -1.00, -2.00, -2.00 >, < +1.00, +2.00, +2.00 >, 1.50 texture { tinta_B } } #declare pino = cylinder { < -2.00, +2.00, -1.00 >, < +2.00, -2.00, +1.00 >, 0.75 texture { tinta_B } } // ============= ROBO ================= #declare ombro1 = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 2.00 texture { tinta_A } } #declare braco1 = cylinder { < 0, 0.00, 0.00 >, < 0.00, 0.00, 6.00 >, 1.2 texture { tinta_A } } #declare cotovelo1 = sphere { < 0.00, 0.00, 6.00 >, 1.50 texture { tinta_A } } #declare antebraco1 = cylinder { < 0, 0.00, 0.00 >, < 0.00, 0.00, 7.00 >, 1 texture { tinta_A } rotate 30*x translate <0, 0, 6.5> } #declare braco_e = union { object { ombro1} object { braco1 } object { cotovelo1 } object { antebraco1 } } #declare braco_d = union { object { braco_e } translate <10, 0, 0> } #declare torax = box { <0, 0, 0> <7.5, 3, 13> texture { tinta_B } translate < 1, 0, 0> } #declare bracos = union { object { braco_e } object { braco_d } } #declare perna1 = union { object { ombro1 } object { braco1 } translate <0,0,10> } #declare perna2 = union { object { perna1 } translate <0,0,6 > } #declare perna_e = union { object { perna1 } object { perna2 } scale 0.7 translate <2,0,5 > } // Aqui está a cena, finalmente: //difference { // union { // object { bola } // object { pino } // } // object { furo } //} //object { ombro1 } //object { braco1 } //object { cotovelo1 } //object { antebraco1 } object { bracos } object { torax } object { perna_e } //object { perna2 }