// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-10-14 21:47:36 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 25.00, 25.00, 30.00 >; camera { location ctr + 0.65*< 40.00, 20.00, 30.00 > // Posição do observador. right 0.60*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.80*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.20, 0.20, 0.20 > } #declare tinta_Verde = texture { pigment { color rgb < 0.00, 1.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Azul = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Vermelha = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Amarela = texture { pigment { color rgb < 1.00, 1.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Preta = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Branca = texture { pigment { color rgb < 1.00, 1.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cabeca = difference { cylinder { < 18.00, 20.00, 35.50 >, < 18.00, 30.00, 35.50 >, 1.50 texture { tinta_Verde } } sphere { < 19.00, 22.50, 35.50 >, 0.75 texture { tinta_Verde } } sphere { < 19.00, 27.50, 35.50 >, 0.75 texture { tinta_Verde } } } #declare box_aux1 = box { < 14.00, 17.00, 30.00>, < 20.00, 33.00, 16.00> texture { tinta_Amarela } } #declare box_aux2 = box { < 14.00, 17.00, 30.00>, < 20.00, 33.00, 16.00> texture { tinta_Amarela } translate < -14.00, -17.00, -30.00 > rotate < -45, 0, 0 > translate < 14.00, 17.00, 30.00 > } #declare triangulo = union { object { box_aux1 } object { box_aux2 } } #declare tronco = union { object { triangulo } } // Aqui está a cena, finalmente: union { sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 > 0.50 texture { tinta_Amarela } } sphere { < 1.00, 0.00, 0.00 > 0.50 texture { tinta_Azul } } sphere { < 0.00, 1.00, 0.00 > 0.50 texture { tinta_Vermelha } } sphere { < 0.00, 0.00, 1.00 > 0.50 texture { tinta_Verde } } object { cabeca } object { tronco } }