// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-10-14 22:46:34 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 0.00, -3.00, 0.00 >; #declare camdir = < 15.00, 5.00, 25.00 >; camera { location ctr + 0.45*camdir // Posição do observador. right -0.60*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.80*y // Altura RELATIVA da imagem. sky y // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +5.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.6 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -10.0, +5.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.0 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, +50.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.3 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare vermelho = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare verde = texture { pigment { color rgb < 0.00, 1.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare bola = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 1.50 texture { tinta_A } } #declare olho = cylinder { < 0.00, 0.00, 3.00 >, < 0.00, 0.00, -3.00 >, 0.40 texture { tinta_B } } #declare orelha = cylinder { < -2.00, 0.00, 0.00 >, < +2.00, 0.00, 0.00 >, 1.00 texture { tinta_B } scale <-0.85,-0.90,1> } #declare boca = box { <-0.30, -0.60, 3.00>, <+0.30, -0.80, -3.00> texture { tinta_B } } //box //{ //<0.00, 0.00, +2.00>, //<+2.00, +2.75, +2.50> //texture { tinta_B } //} // corpo cone { <+0.00, -1.50, 0.00>, 2.00, <0.00, -5.50, 0.00> 1.25 texture { vermelho } } #declare perna = cylinder { <0.00, -5.50, 0.00>, <0.00, -7.50, 0.00>, 0.3 texture { verde } } #declare pe = box { <-0.65, -7.80, -1.00>, <+0.65, -7.50, +1.00> texture { tinta_B } } // Aqui está a cena, finalmente: #declare cabeca = difference { union { object { bola } object { orelha } } object { olho translate <-0.50,0.30, 0.00 >} object { olho translate <0.50,0.30, 0.00 >} object { boca } } #declare ombro= sphere{ <0.00, -3.00, 0.00>, 1.50 texture { tinta_A } } #declare meio_braco= cylinder { <0.00, -1.50, 0.00>, <0.00, -5.50, 0.00>, 0.5 texture { verde } } #declare mao = sphere{ <0.00, -4.80, 0.00>, 0.50 texture { tinta_A } } #declare braco = union{ intersection { object {ombro} object {meio_braco} } object {mao} } object {braco translate <2.00, 0.00, 0.00> rotate 10*x} object {braco translate <-2.00, 0.00, 0.00> rotate -10*x} object {cabeca} object {perna translate <-0.80,0.00,0.00>} object {pe translate <-0.80,0.00,0.00>} object {perna translate <0.80,0.00,0.00>} object {pe translate <0.80,0.00,0.00>}