#include "colors.inc" #include "textures.inc" // Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-10-14 22:51:09 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 0.00, 0.00, 7.50 >; #declare camdir = < 40.00, 20.00, -5.00 >; camera { location ctr + 0.47*camdir // Posição do observador. right -0.60*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.80*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // CHAO // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, -10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +30.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare pino = cylinder { < -2.00, +2.00, -1.00 >, < +2.00, -2.00, +1.00 >, 0.75 texture { tinta_B } } #declare coxa = cylinder { <2, 0, 0> , <8, 5, 1> 4 pigment { color rgb <0, 0, 0> } } #declare body = cone { <0, 0, 6>, 3, <0, 0, 1>, 2 //texture {Jade} pigment { color Gray } } #declare pescoco = cylinder { <0, 0, 9 >, <0, 0, 6>, 0.6 pigment { color Gray } } #declare cabeca = sphere { <0, 0, 10>, 2.5 pigment { color Gray } } #declare bola = sphere { <0, 0, 12>, 3 pigment { color Yellow } } #declare caixa = box { <-6, -6, 12>, <6, 6, 20> pigment { color Yellow } } #declare aba = torus { 4, 0.7 pigment { color Yellow } rotate 90*x translate<0,0,12> } #declare chapeu = union{ object{aba} intersection{ object {caixa} object {bola} } } #declare olho = cylinder { <-4, 0, 10>, <10, 0, 10>, 0.6 pigment { color Blue } } #declare olho2 = cylinder { <-4, 2, 10>, <10, 2 , 10>, 0.6 pigment { color Blue } } // Aqui está a cena, finalmente: difference { union{ difference{ object { cabeca } object {olho} //object {olho2} } object {pescoco} object {body} object {chapeu} } }