// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-10-14 22:55:44 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 2.00, -6.00, 2.00 >; #declare camdir = < -20.00, 22.00, 60.00 >; camera { location ctr + 0.60*camdir // Posição do observador. right -0.60*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.80*y // Altura RELATIVA da imagem. sky y // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +30.0, +20.0, 20.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -10.0, 0.0, +30.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.7 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.2 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.7 specular 0.5 roughness 0.1 ambient 0.01 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 0.50, 0.50, 0.50 > } finish { diffuse 0.7 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.7 } } #declare cabeca = sphere { < 6.00, 5.00, 6.00 >, 1.80 texture { tinta_A } } #declare pino = cylinder { < 6.00, 6.00, 6.00 >, < 6.00, 0.00, 6.00 >, 0.5 texture { tinta_B } } #declare tronco = box{ <10.00,2.80,5.00>, <2.00,-1.00,7.00> texture{tinta_A} } #declare cintura = cylinder{ <6.00,-1.00,6.00> <6.00,-2.90,6.00> 1.50 texture{tinta_B} } #declare corte1 = box{ <3.00,7.00,3.00>, <-3.00,-7.00,-3.00> rotate -21*z translate <13.00,2.80,5.00> texture{tinta_A} } #declare corte2 = box{ <3.00,7.00,3.00>, <-3.00,-7.00,-3.00> rotate 21*z translate <-1.00,2.80,5.00> texture{tinta_A} } #declare pino2 = cylinder { < 0.00, -5.10, 2.50 >, < 0.00, -9.00, 2.50 >, 0.5 texture { tinta_A } } #declare quadril = cone { < 6.00, -2.90,6.00>,2.80 <6.00, -4.90,6.00>,0.5 texture {tinta_C} } #declare pernaesq = cylinder{ <0,-3.60,0>, <0,3.60,0>, 1.0 rotate 10*z translate<8,-8,6> texture{tinta_C} } #declare pernadire = cylinder{ <0,-3.60,0>, <0,3.60,0>, 1.0 rotate -90*z translate<1.5,-5.5,6> texture{tinta_C} } #declare canelaesq = cone{ <0,-3.00,0>,0.5 <0,3,0>,1.0 rotate 30*x rotate -3*z translate<8,-14.8,6> texture{tinta_C} } #declare caneladire = cone{ <0,-3.00,0>,0.5 <0,3,0>,1.0 rotate 30*x rotate -90*z translate<-5.3,-5.5,6> texture{tinta_C} } #declare bracoesq = object{pernaesq scale<0.5,0.5,0.5> translate<10,10,10>} union{ difference{ difference { object { tronco } object { corte1 } } object{corte2} } object{pino} } object { cabeca } object {cintura} object{quadril} object{pernaesq} object{canelaesq} object{pernadire} object{caneladire} // object{bracoesq}