// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-10-14 23:01:17 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 0.00, 7.00, 0.00 >; #declare camdir = < 40, 30, 80 >; camera { location ctr + 0.85 * camdir // Posição do observador. right -0.60*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.80*y // Altura RELATIVA da imagem. sky y // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +20.0, +15.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.6 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -10.0, -10.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.6, 0.45, 0.75 > } #declare raio = 2.000; #declare preto = texture { pigment { color rgb < 0, 0, 0 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare vermelho = texture { pigment { color rgb < 1, 0, 0 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cinza = texture { pigment { color rgb < 0.75, 0.75, 0.75 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare marrom = texture { pigment { color rgb < 0.54, 0.27, 0.07 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tronco = sphere { <0,0,0>,10 scale <1,1.3,1> texture {cinza} } #declare olho = sphere { <0,0,0>,1 texture {vermelho} } #declare boca = sphere { <0,0,0>,2 scale <2,1,1> texture {preto} } #declare chapeu = union { intersection { sphere { <0,0,0>,8 } box { <8,0,8>, <-8,8,-8> } } difference { cylinder{ <0,0,0>, <0,-2,0>, 15 } cylinder{ <0,-1,0>, <0,-3,0>, 15 } } texture {marrom} } #declare cabeca = union { difference { sphere { <0,0,0>,10 texture {cinza} } object {boca translate<0,0,10> rotate<20,0,0>} } object {olho translate<0,0,10> rotate<-15,-15,0> } object {olho translate<0,0,10> rotate<-15,15,0> } object {chapeu translate<0,8,0>} } #declare braco = sphere { <0,0,0>,5 scale <2,1,1> texture {cinza} } #declare perna = sphere { <0,0,0>,5 scale <1,2,1> texture {cinza} } #declare sapato = intersection { sphere { <0,0,0>,5 } box { <5,5,5>, <-1.5,0,-5> } scale <2,1,1> texture {preto} } #declare pernaCompleta = union { object {perna} object {sapato translate <0,-10,0> rotate<0,-90,0>} } union { object {cabeca translate<0,20,0>} object {pernaCompleta rotate<0,-60,0> translate <-5,-10,0>} object {pernaCompleta rotate<0,60,0> translate <5,-10,0>} object {tronco} object {braco translate<-10,3,0>} object {braco translate<10,3,0>} }