// Last edited on 2003-10-14 23:43:44 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 0.00, 0.00, -1.00 >; #declare camdir = < 7.00, 5.00, 10.00 >; camera { location ctr + 1.0*camdir // Posição do observador. right -0.60*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.80*y // Altura RELATIVA da imagem. sky y // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tinta_Azul = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Verde = texture { pigment { color rgb < 0.00, 1.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Amarela = texture { pigment { color rgb < 1.00, 1.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Cinza = texture { pigment { color rgb < 0.25, 0.25, 0.25 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare corpo = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 1.50 texture { tinta_Azul } } #declare membro = cylinder { <0.00, 0.00, 0.00>, <0.00, -3.00, 0.00> 0.3 texture { tinta_Verde } } #declare pernaesq = object { membro translate <-0.80, -1.00, 0.00> } #declare pernadir = object { pernaesq scale <-1.00, 1.00, 1.00> } #declare bracoesq = object { membro rotate 75*z translate <-3.30, 1.00, 0.00> } #declare bracodir = object { bracoesq scale <-1.00, 1.00, 1.00> } #declare pescoco = object { membro translate <0.00, 4.50, 0.00> scale <1.00, 0.80, 1.00> } #declare pehesq = box { <0.00, 0.00, 0.00>, <-1.50, 0.00, -2.20> texture { tinta_Cinza } } #declare pehdir = object { pehesq scale <-1.00, 1.00, 1.00> } #declare maoesq = difference { sphere { <0.00, 0.00, 0.00>, 0.5 } sphere { <-0.30, 0.00, 0.00>, 0.5 } rotate 15*y translate <-3.60, 1.05, 0.00> texture { tinta_Amarela } } #declare maodir = object { maoesq scale <-1.00, 1.00, 1.00> } #declare cabeca = cone { <0.00, 0.00, 0.00>, 1.00 <0.00, 1.00, 0.00>, 0.50 translate <0.00, 2.50, 0.00> texture { tinta_Azul } } #declare olhoesq = intersection { sphere { <0.00, 0.00, 0.00>, 0.2 } sphere { <-0.10, 0.00, 0.00>, 0.2 } translate <-0.20, 2.40, 0.30> } #declare olhodir = object { olhoesq scale <-1.00, 1.00, 1.00> } // Cena: union { object { corpo } object { pescoco } object { cabeca } object { pernaesq } object { pernadir } object { bracoesq } object { bracodir } object { maoesq } object { maodir } }