// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-10-14 23:57:36 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 0, 0, 25 >; #declare camdir = < -10, -50, 15 >; camera { location ctr + 1.5*camdir // Posição do observador. right -0.60*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.80*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < -50.0, -30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -50.0, -10.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare C = 1/255; background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 0.500; #declare azul = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare amarelo = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare vermelho = texture { pigment { color rgb < 1.0, 0.0, 0.0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare verde = texture { pigment { color rgb < 0.0, 1.0, 0.0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare laranja = texture { pigment { color rgb < 252*C, 200*C, 81*C > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } // Objetos // Os eixos para auxilio #declare eixo_x = cylinder { < -50, 0, 0 >, < 50, 0, 0 >, 0.1 texture { vermelho } } #declare eixo_y = cylinder { < -50, 0, 0 >, < 50, 0, 0 >, 0.1 texture { verde } rotate <0,0,90> } #declare eixo_z = cylinder { < -50, 0, 0 >, < 50, 0, 0 >, 0.1 texture { azul } rotate <90,90,0> } #declare eixos = union{ object{eixo_x} object{eixo_y} object{eixo_z} } //--------------- // Partes do corpo //Cabeca #declare ra = 6; #declare bola_cabeca = sphere { <0,0,40>,ra texture { laranja} } #declare cilindro_cabeca = cylinder { < 0, 0, 60 >, < 0, 0, 30 >, 0.65*ra texture { laranja } } #declare cabeca = intersection { object {bola_cabeca} object {cilindro_cabeca} } //------------------------ //Corpo <-- ERROR #declare cone_corpo = cone{ <0,0,30>, 1.40*ra, <0,0,19>, 0.65*ra } #declare o_direito = sphere { < 2.5, 1.7, 2.1 >, 0.35 texture { vermelho } } #declare bola_direita = sphere { < 2.5, 3.3, 2.1 >, 0.35 texture { vermelho } } #declare caixa_base = //OK box { <1, 1, 0>, <4, 4, 0.4> texture {verde} } #declare acento = cylinder { < 2.5, 2.5, 0.40 >, < 2.5, 2.5, 1.80 >, 1.20 texture { azul } } #declare caixa_encosto = box { <3.7, 1.4, 1.8>, <4, 3.6, 3.5> texture {amarelo} } // Aqui está a cena, finalmente: union{ object{eixos} //object {cone_corpo} object {cabeca} }