// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-10-15 00:15:28 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 0.00, 0.00, 0.00 >; #declare camdir = < 8.00, 4.00, 2.00 >; camera { location ctr + 1.05*camdir // Posição do observador. right -0.60*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.80*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +20.0, +50.0, +20.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.6 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare head = sphere { < 0.50, 0.00, 2.00 >, 1.05 texture { tinta_A } } #declare pelvis = sphere { < -1.00, 0.00, -1.00 >, 1.15 texture { tinta_A } } #declare body = cylinder { < 0.50, 0.00, 2.00 >, < -1.00, 0.00, -1.00 >, 0.85 texture { tinta_B } } #declare arm = cylinder { < 0.80, 0.00, 2.00 >, < -0.80, 0.00, 0.00 >, 0.40 texture { tinta_B } } #declare right_arm = object { arm rotate -60*x } #declare left_arm = object { arm rotate 60*x } #declare leg = cylinder { < -1.20, 0.00, -1.10 >, < -1.20, 0.00, -4.10 >, 0.50 texture { tinta_B } } #declare right_leg = object { leg rotate 25*x } #declare left_leg = object { leg rotate -25*x } #declare hand = sphere { < 0.80, 0, 1.10 >, 0.5 texture { tinta_A } } #declare right_hand = object { hand translate <0,1.80,0> } #declare left_hand = object { hand translate <0,-1.80,0> } #declare foot = sphere { < -1.10, 0, -3.70 >, 0.6 texture { tinta_A } } #declare right_foot = object { foot translate <0,1.65,0> } #declare left_foot = object { foot translate <0,-1.65,0> } #declare eye = cone { <1.5, 0, 2.1>, 0.2 <1.5, 0, 2.3>, 0.0 texture { tinta_B } } #declare right_eye = object { eye translate <0,0.4,0> } #declare left_eye = object { eye translate <0,-0.4,0> } // Aqui está a cena, finalmente union{ object { head } object { body } object { pelvis } object { right_foot } object { left_foot } object { right_leg } object { left_leg } object { right_arm } object { left_arm } object { right_hand } object { left_hand } object { right_eye } object { left_eye } }