// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-10-15 00:36:03 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 0.00, 0.00, -3.50 >; #declare camdir = < 48.00, -24.00, 12.00 >; camera { location ctr + 0.90*camdir // Posição do observador. right -0.60*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.80*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +20.0, -50.0, +70.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.0 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, +10.0, +15.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.6 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; // ====================================================================== // CORES USADAS // ====================================================================== #declare bgcolor = texture { pigment { color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare branco = texture { pigment { color rgb < 1.00, 1.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare azul = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare preto = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare laranja = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.70, 0.00 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } // ====================================================================== // FORMAS USADAS // ====================================================================== #declare cabeca = sphere { <0.00, 0.00, 0.00>, 3.00 texture {branco} translate <0, 0, 4> } #declare pescoco = cylinder { <0.00, 0.00, +2.00>, <0.00, 0.00, -2.00>, 1.0 texture {branco} } #declare corpo = union { object {cabeca} object {pescoco} } #declare calca = cylinder { <0.00, -1.00, +0.00>, <0.00, -1.00, -15.00>, 2.0 texture {laranja} rotate -10*x } #declare corte = sphere { <0.00, -26.00, -0.00>, 25.00 texture {laranja} } #declare perna_d = difference { object {calca} object {corte} } #declare perna_e = object {perna_d scale <1,-1,1>} #declare torax = box { <+1.00, -4.00, -6.00> <-1.00, +4.00, +5.00> texture {azul} } #declare braco = cylinder { <0.00, 0.00, +0.00>, <0.00, 0.00, -7.50>, 1.0 texture {azul} rotate -45*x translate <0.00, -4.00, +4.50> } #declare ante_braco = cylinder { <0.00, 0.00, +0.00>, <0.00, 0.00, -5.50>, 1.0 texture {azul} translate <0.00, -8.50, 0.00> } // ====================================================================== // CENA! // ====================================================================== object {corpo translate <0,0,7>} object {perna_d translate <0, 0, -6>} object {perna_e translate <0, 0, -6>} object {torax} object {braco} object {ante_braco}