// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-10-22 04:37:04 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #declare ctr = < 0.00, 0.00, 0.00 >; #declare camdir = < 5, -10.0, 2 >; camera { location ctr + 0.90*camdir // Posição do observador. right -0.75*x up 1.00*y sky z // Qual direção é "para cima"? look_at ctr // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 100 * < 15, -10.0, 30 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.6 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 100 * < -5, -20.0, 20 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare cabeca= sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 3 texture { pigment {color rgb <0,1,0>} }} #declare bolinha= cylinder{ <0,0,0>, <-1,-2,0>,0.5 } #declare bola= cylinder{ <0,0,0>, <0,-2,0>, 1 } #declare olho_bco= cylinder{ <0,0,0>, <0,-2,0>,1 texture {pigment {color rgb <1,1,1>}} } #declare pupila= intersection{ object {bolinha} object {bola} texture {pigment { color rgb <0,0,0>}} } #declare olho= union{ object {pupila} object{olho_bco} } #declare boca= cone{ <0,-2,0>, 1.5 <0,-2,1>,1.3 texture{pigment {color rgb <2,0,0> }} } #declare cara= union{ object{olho scale <0.5,0.5,0.5> translate <0.5,-2,1.2>} object{olho rotate 180*y scale <0.5,0.5,0.5> translate <-0.5,-2,1.2> } object {boca rotate 50*x} object {cabeca}} #declare membros= cylinder{ <0,0,1>, <0,0,7>,1 texture {pigment {color rgb <0,1,0>}} } #declare qua_fora= box { <3,0.5,0>, <-3,-0.5,2> } #declare qua_dentro= box{ <2,1,0.5>, <-2,-1,1.5> } #declare sapato= box{ <1.5,0.5,0> <0,-0.5,0.5> texture {pigment {color rgb <1,0,0>}} } #declare corpo= difference{ object {qua_fora} object{qua_dentro} texture {pigment {color rgb <0,1,0>}} } #declare robo= union{ object {corpo scale <0.4,0,1.5> translate <0,0,-0.5>} object {membros scale <0.3,0.3,0.1> translate <0,0,2.4>} object {cara scale <0.3,0.3,0.3> translate <0,0,4>} object {membros scale <0.3,0.3,0.5> translate <2,0,-2> rotate -30*y} object {membros scale <0.3,0.3,0.5> translate <-2,0,-2> rotate 30*y} object {membros scale <0.3,0.3,0.5> translate <0.5,0,-4> rotate -20*y} object {membros scale <0.3,0.3,0.5> translate <-0.5,0,-4> rotate 20*y} object {sapato rotate -20*y translate <1.5,0,-3.8>} object {sapato rotate 20*y translate <-3,0,-3.2>} } object{robo translate <0,-0.5,-0.8> rotate 10*x}